Dormir.

Parece ser uma tarefa fácil, mas está cada vez mais difícil colocar a cabeça no travesseiro. Um dos principais estudos  sobre as disfunções e influências sobre a saúde do sono na cidade de São Paulo, o Episono, indica que mais de 60% da população paulistana teve algum problema com sono entre 1987 e 2007.

Além disso, a pesquisa do Instituo do Sono de SP revelou que 45% sofrem com algum grau de insônia ou dificuldade para dormir, 42% roncam, 33% têm apneia, 24% têm pesadelo constante, 15% têm insônia crônica, 10% rangem os dentes, 5% tomam remédio para dormir e 3% são sonâmbulos.

Se você tem alguma desses sinais, vá ao médico.

Agora, não é qualquer pessoa que consegue identificar suas dificuldades no sono. Sempre há equipamentos médicos ou wearables para a encontrar os sintomas. Mas são caros e podem ser pouco eficientes para o seu problema. Uma opção interessante para ajudar nesta investigação é o SnoreLab (Android, iOS).

Esse aplicativo grava, mede e monitora o ronco de uma pessoa. O app funciona da seguinte forma: abre o app, marca o tempo em um cronômetro para iniciar a gravação do sono e coloca o celular ao lado da cama – o ideal é que o celular esteja com 100% da bateria carregada ou plugado na tomada.

Ao acordar, ele mostra o resultado da noite de sono e permite ao usuário ouvir os picos de ronco, com hora e altura do barulho, por exemplo. Ainda é possível adicionar efeitos que podem atrapalhar o sono, como cansaço, mal-estar e dormir fora de casa. Ao todo, mais de 50 milhões de noites já foram registradas no app.

O app mostra gráficos básicos, como o Escore do Sono, que mostra sua pontuação de sono comparado à média dos outros usuários do app, que é de 31 pontos atualmente. Quanto menor a pontuação, melhor a noite dormida. Outra informação é a porcentagem de ronco durante o sono.

Em sua versão gratuita, o SnoreLab tem ainda ajuste do tempo de sono e opção de alarme para acordar. Por parcela única de R$ 19,90, o modelo premium traz informações mais apuradas, como tendências, todo o período gravado e não possui anúncios.