| Mobile Time Latinoamérica | O Segundo Simulado Nacional de 2025, que será realizado nesta sexta-feira, 19 de setembro, ao meio-dia, contará pela primeira vez com o Sistema de Alerta Massivo, que chegará diretamente aos celulares de 80 milhões de usuários em todo o país.
A presidente Claudia Sheinbaum, em sua coletiva matinal, destacou que a integração dessa tecnologia representa um avanço importante para a proteção civil, já que permitirá que comunidades rurais, sem acesso a alto-falantes ou sistemas estaduais de alarme, recebam a notificação em tempo real.
“Talvez você não tenha um alarme perto da sua casa, mas tem um celular onde pode receber o alerta e tomar precauções. É um grande avanço, e precisamos continuar trabalhando nisso”, afirmou a mandatária.
A mensagem chegará aos celulares sem necessidade de conexão à internet ou uso de dados móveis. Além disso, o sistema se somará aos 14.491 alto-falantes, 100 estações de rádio AM/FM e 11 emissoras de TV que também participarão da transmissão do sinal.
Como funcionará o alerta nos celulares
Segundo explicou José Antonio Peña Merino, titular da Agência de Transformação Digital e Telecomunicações (ATDT), o alerta pode ser ativado em áreas específicas (bairros, vilarejos ou localidades). No simulado desta sexta, a mensagem será enviada de forma simultânea para todo o país.
O exercício contemplará diferentes cenários de emergência: terremoto de magnitude 8,1 com epicentro em Lázaro Cárdenas, Michoacán; furacão em Campeche, Yucatán, Sonora, Quintana Roo e Baja California Sur; incêndio urbano em Durango, Guanajuato e Tamaulipas; e tsunami na Baja California.
De acordo com Laura Velázquez Alzúa, titular da Coordenação Nacional de Proteção Civil (CNPC), o texto que será recebido pelos mexicanos dirá: “Este é um simulado – Esta é uma mensagem para testar a funcionalidade do Sistema Nacional de Alertas do Governo do México”.
O sistema já havia sido testado em abril, na Região Metropolitana do Vale do México, alcançando 98% de cobertura. “Pela primeira vez estamos colocando a tecnologia a serviço dos cidadãos para fortalecer a cultura de proteção civil”, acrescentou Velázquez.
A maioria dos celulares já vem com as notificações de emergência habilitadas. Caso contrário, a função pode ser ativada tanto em aparelhos Android quanto em iPhones.
A CNPC informou ainda que mais de 9 milhões de pessoas e 125 mil imóveis já se inscreveram no simulado. Com essa implementação, o México se torna o quarto país do mundo a operar um sistema de notificação massiva com esse alcance.