| Mobile Time Latinoamérica | O Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai autorizou a transferência de 100% das ações da Telefónica Móviles del Uruguay S.A. para a Millicom Spain S.L., após análise de todos os órgãos competentes.
Por meio de uma resolução assinada pela Presidência da República, foi aprovada a solicitação da Telefónica Hispanoamérica S.A., única acionista da Telefónica Móviles del Uruguay, para a transferência à Millicom, que foi validada após a comprovação da existência e constituição legal da sociedade adquirente no Registro Mercantil de Madri. Com essa autorização, o Executivo habilita formalmente a operação, que está em conformidade com o Regulamento de Licenças de Telecomunicações.
Em março de 2025, a Telefónica havia anunciado o acordo para a venda de sua filial uruguaia por US$ 440 milhões. A transação, ainda sujeita ao cumprimento de condições de fechamento e autorizações regulatórias finais, inclui a totalidade do capital social da operadora.
Governo equatoriano
Da mesma forma, nesta quinta-feira, 18 de setembro, o governo do Equador, por meio da Superintendência de Competência Econômica (SCE), autorizou a aquisição da Otecel S.A. (que opera com as marcas Movistar e Tuenti) pela Millicom Spain S.L.
A SCE concluiu que a transação não afeta a estrutura nem a concentração dos mercados de serviços móveis, acesso à internet e transporte de dados, garantindo que não haverá redução da concorrência.
Em junho deste ano, a Telefónica Hispam anunciou a venda de 100% de sua operação no Equador à Millicom Spain, subsidiária do grupo Millicom, em uma transação avaliada em US$ 380 milhões.
Com essa venda, a Telefónica avança em seu plano de reduzir a exposição na Hispano-América e concentrar-se em mercados estratégicos, enquanto a Millicom reforça sua presença na região, onde já opera sob a marca Tigo em vários países da América Latina.