O Magalu e o Google anunciaram nesta quarta-feira, 24, uma parceira para a criação do Teatro YouTube na cidade de São Paulo. Feito em parceira com a Aventura Teatros, o local ficará na Galeria Magalu no Conjunto Nacional, na avenida Paulista, região central de São Paulo.
Em publicação no seu perfil do Linkedin, o CEO da varejista, Frederico Trajano, afirmou que a parceria com o Google servirá como uma “conexão entre o físico e o digital, entre o tradicional e o contemporâneo, entre a cultura e seus diferentes públicos”.
O espaço substituirá a antiga loja principal da Livraria Cultura com operações físicas das marcas da varejista. Agora, o acordo renomeia o antigo teatro Eva Herz com o nome do app de vídeo da big tech.
Magalu e o O2O

Área de convivência do teatro em SP (crédito: Fred Trajano, Magalu/Linkedin)
Mobile Time procurou Magalu e Google para entender como será essa conexão entre o físico e o digital. A varejista respondeu que a Galeria Magalu materializará todo o seu ecossistema em um único espaço, uma vez que todas as marcas terão presença física no local. São elas:
- Magazine Luiza;
- Netshoes;
- Época Cosméticos;
- KaBuM!;
- Estante Virtual.
Este é um conceito que Trajano batizou como “loja de encontros”. O seu intuito é oferecer experiências e levar o varejo a um novo patamar, além da venda de produtos. Nesta parceria, o Teatro YouTube transformará o espaço da Galeria em um ponto de encontro capaz de gerar fluxo de clientes para a loja, assim como colocar o Magalu associado a temas como cultura e tecnologia.
YouTube e seus conteúdos

YouTube Theater em Los Angeles, EUA (divulgação: Google)
Por sua vez, o YouTube respondeu para esta publicação que o espaço servirá como um local estratégico para projetos especiais da plataforma de vídeos. Alinhado a outro aparelho cultural similar, o YouTube Theather, de Los Angeles, EUA, o local terá os shows intimistas do YouTube Music Nights, que trouxe em edições anteriores Luiza Sonza, Vitão e Lizzo.
A big tech também planeja usar o espaço para estúdio e eventos de criadores de conteúdo, como encontros com suas respectivas comunidades, sessões de autógrafos, apresentações especiais e ativações de marca. Em comunicado, Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, reforçou que o teatro na Galeria Magalu será um laboratório de inovação para que criadores, artistas e marcas parceiras do YouTube possam cocriar e se comunicar com seus públicos.
Inicialmente, a parceria entre Magalu e Google deve durar um ano e meio.
Disponibilidade

Imagem da plateia do teatro em SP (crédito: Fred Trajano, Magalu/Linkedin)
Administrado pela Aventura Teatros do empresário Luiz Calainho, o local ainda não tem uma programação definida. Mas a varejista passou uma previsão feita pela gestora cultural das atividades que devem ocorrer no local.
De acordo com a Aventura, o Teatro YouTube deve ter 52 atrações por ano, sendo:
- 26 shows;
- 12 eventos ligados à literatura, o que mantém o aspecto histórico do Eva Herz;
- Seis eventos de games;
- Seis peças de teatro;
- Dois espetáculos musicais.
Também terá diversos eventos do YouTube com criadores de conteúdo e marcas que não foram revelados.
Apenas no primeiro ano da parceira, o teatro deve ter 61,8 mil espectadores (somando eventos do YouTube e a pauta artística) e terá 2,9 mil profissionais trabalhando no local direta e indiretamente.
Para Mobile Time, as empresas afirmaram que Galeria Magalu e o Teatro YouTube devem ser inaugurados ainda em 2025.
Imagem principal: Reprodução conceitual do Teatro YouTube (crédito: Fred Trajano, Magalu/Linkedin)