O Banco Central (BC) informou na noite desta sexta-feira, 3, que a regulação do Pix Parcelado será publicada até a última semana de outubro com padronização de produto para simplificar a experiência dos consumidores. Por sua vez, os detalhes operacionais e de experiência de usuário devem ficar para dezembro.
De acordo com nota enviada à imprensa, as soluções de parcelamento com Pix já ofertadas por bancos precisarão se adaptar às novas regras, mas não precisam ser descontinuadas. Haverá um período de adaptação para essa regulação ser aplicada pelas instituições financeiras e de pagamento.
Importante lembrar, o regramento do Pix Parcelado foi adiado após uma série de ataques digitais contra empresas que fazem serviço de intermediação entre o sistema financeiro e o arranjo de pagamento instantâneo do BC.
O tema foi debatido na última quinta-feira, 2, em reunião do Fórum Pix, o comitê consultivo que possui 300 participantes do sistema financeiro e da sociedade civil.
Além do Pix Parcelado, o BC confirmou que fará bloqueios a chaves Pix marcadas como fraudulentas ou de golpistas pelos participantes do ecossistema do Pix a partir do próximo sábado, 4.
Imagem principal: Prédio do Banco Central. Foto: divulgação