A 99Food entrou em operação no Rio de Janeiro e Grande Rio com 17 mil restaurantes cadastrados, um aumento de 50 mil motociclistas na sua base e a promessa de investir R$ 350 milhões até meados do ano que vem na região. Além da capital fluminense, o serviço de delivery de comida está disponível em Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Nilópolis.
O Rio é a terceira praça em que a 99Food entra: as duas primeiras foram Goiânia e São Paulo. A intenção é investir R$ 2 bilhões no Brasil inteiro até o junho de 2026 quando espera estar presente em 100 cidades.
Como estratégia comercial, a 99Food oferece aos consumidores fluminenses cinco cupons de desconto somando até R$ 99.
“Precisamos diminuir as barreiras para novos consumidores. Em aplicativos móveis o grande desafio é garantir a frequência e a recorrência. Você precisa que o consumidor abra seu app sempre e que faça pedido com frequência. A maior parte do nosso investimento é para estimular isso”, disse Bruno Rossini, diretor de comunicação da 99Food.
Para os entregadores, a empresa garante R$ 250 para quem fizer no mínimo 20 corridas por dia, sendo cinco para entrega de comida. Pelas contas do executivo, a 99Food paga para os entregadores entre 30% e 50% melhor que a concorrência, considerando que em outros apps esses trabalhadores em geral fazem entrem R$ 150 e R$ 180 por dia, dependendo da cidade.
Preço de balcão na 99Food
Para os restaurantes, a 99Food não cobra comissão de quem praticar para delivery os mesmos preços do balcão – nestes casos, a receita da 99Food vem apenas da cobrança pela entrega. Aos estabelecimentos que optarem por preços maiores no delivery é cobrada uma comissão, mas o percentual é menor que o da concorrência, afirma a 99.
A 99Food aposta que sua estratégia de fomentar preços de balcão no delivery pode atrair mais consumidores a pedirem comida via app. Uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva a pedido da companhia com 1.203 pessoas no Rio de Janeiro mostrou que 61% acham a comida de delivery mais cara que em bares e restaurantes; 73% já deixaram de comprar em delivery por causa do preço; 87% acham a comida de delivery cara; e 90% pediriam delivery com mais frequência se os preços fossem iguais aos do balcão. Por fim: 98% dos entrevistados consideram positiva a chegada de uma nova opção de delivery sem cobrança de taxa para os restaurantes.
Crédito na foto no alto: divulgação