O Nubank é o primeiro banco no Brasil a oferecer o acesso pago ao ChatGPT como um benefício para os seus clientes. No caso, trata-se do ChatGPT Go, versão que se encaixa entre a gratuita e a Plus e que acaba de ser lançada no país.
Os clientes do Nubank Ultravioleta têm direito a um ano de assinatura do ChatGPT Go. Aqueles que são Nubank+ ganham três meses de assinatura. E os demais, recebem um mês – desde que nunca tenham assinado o ChatGPT pago antes. O cupom para resgatar o benefício está disponível na central de benefícios no app do Nubank ou na sua página inicial. Cabe ressaltar que o estoque é limitado.
Quem não é cliente do Nubank paga R$ 39,90 por mês pelo ChatGPT Go, assinando através do site da OpenAI.
O ChatGPT Go usa o novo modelo GPT-5. Em relação à versão gratuita, seus limites de mensagens, de geração de imagens e de upload de arquivos são 10 vezes maiores. E sua capacidade de memória para respostas personalizadas é duas vezes maior.
Análise
Os serviços pagos de IA generativa estão se tornando o novo benefício desejado pelos brasileiros. O Nubank é o primeiro entre os bancos, mas as operadoras de telefonia já tinham saído na frente. A Vivo oferece desde o ano passado o Perplexity para os seus assinantes. E a Claro assinou parceria com a OpenAI este ano.
Se a onda continuar, podemos esperar em um futuro próximo também ISPs e grandes marketplaces oferecendo IA generativa como benefício para atrair novos clientes ou fidelizar os atuais.
Por enquanto, a inclusão de IA generativa como benefício é um diferencial competitivo em diferentes segmentos. Porém, se os principais players de cada mercado copiarem uns aos outros, a IA generativa vai acabar virando um item obrigatório dos planos, em vez de uma diferenciador. No setor de telecomunicações, foi o que aconteceu com o zero rating do WhatsApp e a oferta de alguns serviços de streaming.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA generativa

