A Visa deu início a um novo piloto do Visa Direct que consiste em repassar valores em stablecoins lastreadas em dólares diretamente à carteira digital de criadores ou trabalhadores autônomos. De acordo com a bandeira de cartões, empresas usuárias da plataforma poderão financiar os valores em moeda fiduciária, enquanto os destinatários terão a possibilidade de receber o montante em stablecoins.
Segundo o presidente de soluções comerciais e de movimentação de dinheiro da Visa, Chris Newkirk, a nova funcionalidade permitirá acesso universal ao dinheiro em poucos minutos. Em outras palavras, será uma função de pagamento praticamente simultânea, disponível 24 horas em qualquer lugar do mundo.
O projeto-piloto será iniciado nos Estados Unidos, com apenas alguns parceiros. Ele se junta a outra iniciativa recente do Visa Direct, que possibilita que empresas pré-financiem repasses em stablecoins. A tendência é que a partir do segundo semestre de 2026 ele seja disponibilizado para outros mercados. Para o Brasil não há previsão de lançamento.
Em setembro, a Visa tinha anunciado a possibilidade de empresas usuárias do Visa Direct financiarem os valores a receber em stablecoins.

