Implementar um novo ERP na empresa é uma medida drástica que leva de nove meses a um ano – às vezes até mais tempo – além de absorver um time importante da empresa, o que acaba fazendo com que alguns KPIs caiam ao longo do processo. Para tentar resolver essa questão e acelerar a mudança, a Sankhya desenvolveu uma solução com algoritmos de inteligência artificial e machine learning que faz com que o novo ERP rode em toda a empresa em cerca de 30 dias. O Deploy Agent, como foi batizado, processou mais de 100 projetos (implementações) em dois meses em 2025 e, para 2026, a meta é que a ferramenta seja o grande impulsionador do crescimento da Sankhya.
A principal função do Deploy Agent é realizar a importação dos dados, fazer configuração e parametrização do sistema a partir do reconhecimento de padrões e cruzamento de informações. A Sankhya utiliza o produto como um “cabide de melhores práticas” (ou práticas consolidadas de gestão). O agente de IA cruza dados complexos (como Código Fiscal de Operações e de Prestações das Entradas de Mercadorias e Bens e da Aquisição de Serviços, tipos de tributação e SKUs) e seleciona o melhor plano de implantação e parametrização.
Os algoritmos escolhidos por Sankhya
Para alcançar alta performance e confiabilidade, a Sankhya optou por uma abordagem híbrida de inteligência artificial. Embora utilize IA generativa para algumas funções, a empresa treinou modelos internos superespecializados para lidar com aspectos fiscais e contábeis. A meta era alcançar um resultado determinístico (diferente da natureza probabilística dos grandes modelos de linguagem – LLMs) e por questões de desempenho e custo, já que alguns clientes possuem milhões de notas fiscais.
Tecnologia de ponta e velocidade
Confira alguns resultados iniciais:
- O tempo de implantação pode cair de seis/nove meses ou um ano para dias, em alguns casos, com a ida para a produção ocorrendo em menos de 30 dias após o fechamento do contrato;
- Em aproximadamente dois meses desde que o Deploy Agent entrou em produção, a Sankhya já processou mais de 100 projetos;
- O sistema consegue processar o histórico completo de uma empresa, incluindo todos os dados, e estar totalmente parametrizado em menos de 24 horas.
De acordo com a Sankhya, o impacto do Deploy Agent vai além da velocidade. “A beleza do Deploy Agent é também o fato de que o cliente começa no dia zero já com um produto super flexível, cheio de ferramentas complementares, com todo o histórico de movimentações dele, ou seja, o BI (Business Intelligence) funcionando a partir do dia um e ele consegue ver informações gerenciais que o produto anterior não tinha. Na modalidade tradicional, o cliente só começaria a ter esse tipo de análise cerca de um ano depois, ‘andando sem retrovisor'”, explica Cláudio Gualberto, diretor executivo de tecnologia da empresa, em conversa com jornalistas recentemente.
Gestão no foco e mudança na venda
Com a eliminação do “trauma da implantação”, o foco da Sankhya e do cliente se desloca para a gestão. Não à toa, a empresa está se posicionando cada vez mais como uma companhia de gestão, e não apenas de software ERP. Isso implica numa mudança no modelo de consultoria, saindo do simples serviço de parametrização de software para uma consultoria especializada em gestão, operação e eficiência operacional.
O Deploy Agent também se tornou uma poderosa ferramenta de venda, já que é possível fazer um simples teste durante a prospecção. Neste caso, o cliente fornece uma amostra de seus arquivos (como XMLs) e em minutos a Sankhya demonstra como seria aquela própria empresa rodando dentro do sistema, com apresentação de dados e análises gerenciais. Isso transforma a venda, que antes se baseava em segurança e teses, para a demonstração do produto pronto.
“Costumo brincar que a gente atirou no que viu e acertou o que não viu porque o Deploy nasceu para resolver o problema de implementação e se mostrou uma excelente ferramenta de vendas”, diz Gualberto. Isso porque, na prospecção, a Sankhya pede “um punhado” de arquivos ou notas de compra e venda e aplica esses documentos no próprio agente de IA. Em minutos, a empresa que está prospectando tem uma noção do potencial da tecnologia. “Eu peço: me entrega uns 2 mil, 3 mil arquivos que em cinco minutos mostro para você como o Deploy Agent funciona. E é impressionante como o pitch é forte porque o cliente olha como o produto funciona e suas soluções complementares. Ele está vendo ali, na hora”, explica o executivo.
A Sankhya acredita que o Deploy Agent é aplicável a todos os portes de empresas. A ferramenta diminui a barreira de entrada, facilitando o acesso para clientes que não teriam capital para arcar com o caro processo de implantação tradicional.
Como a ferramenta possui IA generativa, é possível que apresente erros (alucinações), mas, de acordo com a companhia, a taxa de falha é muito baixa – embora não tenha fornecido números.
A visão da Sankhya é que, com essa inovação, o Deploy Agent será o principal motor do crescimento para os próximos anos, forçando a concorrência a se adaptar a este que a empresa já considera como “o novo normal do mercado de ERP”, afirma Gualberto.
*A jornalista viajou a convite do Sebrae Minas.
