A IHS anunciou aquele que é o seu maior empreendimento entre os 16 aeroportos com seu sistema de antenas distribuídas (DAS) em 4G e 5G. De acordo com a companhia, o beneficiado será o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, cidade próxima a Curitiba.

Feito em parceria com a Motiva Aeroportos, antiga CCR Aeroportos, o projeto usa a mesma tecnologia de fibra ótica para antena (FTTA) da linha 5 lilás do metrô de SP. Ao todo, o local receberá 45 pontos de irradiação para tecnologia LTE e 45 pontos para tecnologia de quinta geração.

Essas soluções de rede serão distribuídas em três setores indoor para cobrir o aeroporto e vão operar nas frequências 1,8, 2,1, 2,6, e 3,5 GHz com múltiplas entradas e múltiplas saídas (MIMO) de 2 x 2. A arquitetura também terá cobertura em três setores externos (outdoor) para atender áreas como pistas, estacionamento e acesso aos terminais.

Além do aeroporto paranaense, a IHS instalou redes celulares em outros cinco aeródromos da Motiva: Navegantes/SC; Palmas/TO; São Luís/MA; Foz do Iguaçu/PR; Goiânia/GO. A expectativa é que mais projetos do gênero avancem em 2026 entre as duas empresas.

Atualmente, a concessionária administra 20 aeroportos, sendo 17 no Brasil e três em países da América Latina. Por sua vez, a infraCo tem projetos de conectividade em metrôs, shoppings centers, hospitais e indústrias.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!