A Vivo e a IHS Brasil anunciaram nesta segunda-feira, 15, uma parceria para oferecer conectividade 5G na Linha 5 – Lilás do metrô da cidade de São Paulo. Gerenciado pela ViaMobilidade, as empresas pretendem implementar um novo sistema de cobertura de telefonia móvel interna de quinta geração, utilizando infraestrutura de Distributed Antenna Systems (DAS).

Em um primeiro momento, a instalação acontecerá na estação Campo Belo, localizada na zona sul da cidade. Todas as estações restantes terão a instalação feita durante um período aproximado de 12 a 18 meses. São 12 km de túneis onde o sinal móvel não pode chegar sem um sistema de antenas dedicado. Das 17 estações da referida linha, 12 são subterrâneas.

Ao utilizar um sistema ativo digital e antenas ativas 5G, a rede poderá conectar 630 mil pessoas diariamente. A infraestrutura DAS é de propriedade da IHS Brasil, que também é responsável por sua operação, manutenção e monitoramento através do seu Centro Operacional de Rede. Além do 5G, a operação também terá conectividade 4G em toda a extensão da linha 5.