A Honor foi o grande destaque no mercado de smartphones da América Latina no terceiro trimestre deste ano. Com crescimento de 75% em comparação com o mesmo período de 2024, a Honor bateu seu recorde de volume de unidades enviadas ao varejo da região pelo terceiro trimestre seguido, agora alcançando 2,9 milhões de smartphones e o quarto lugar em market share, com 8% de participação.
O crescimento da Honor foi puxado principalmente pelos mercados do Caribe, Colômbia e Equador, aonde a marca chinesa detém 40% de share. Os dados fazem parte de relatório da Omdia divulgado nesta terça-feira, 2.
Ao todo, o varejo da América Latina foi abastecido com 35,2 milhões de smartphones entre julho e setembro deste ano, 1% a mais que no mesmo trimestre de 2024.
Houve uma queda de 2% no volume de smartphones de entrada, precificados abaixo de US$ 300. Esse segmento representa 71% do mercado latino-americano. Sua redução, entretanto, foi compensada por um crescimento de 20% no segmento de gama alta, composto por modelos com preço acima de US$ 500. Isso fez com que o preço médio por dispositivo na América Latina no terceiro trimestre subisse 8%, estima a Omdia.
Na frente da Honor: Samsung lidera, mas Motorola cai

Fonte: Omdia
A Samsung manteve a liderança no terceiro trimestre, com 33% de share, ou 11,6 milhões de smartphones enviados ao varejo latino-americano, o que representou um crescimento de 2%. Seu grande sucesso na região é a linha Galaxy A, que respondeu por 69% das unidades vendidas. A Samsung lidera em quatro dos cinco maiores mercados da região: Brasil, México, Argentina e América Central.
A Xiaomi vem em seguida, com 18% de participação, ou 6,3 milhões de smartphones vendidos, alta de 9% ano contra ano. A marca chinesa é a líder na Colômbia, está em segundo lugar no México e aparece em terceiro na América Central, no Brasil e na Argentina.
Em terceiro lugar na região está a Motorola, mas em queda: seu volume de smartphones vendidos caiu 11% em relação ao terceiro trimestre do ano passado, totalizando agora 5,4 milhões, ou 15% de share. Ela ainda sustente o segundo lugar no Brasil e na Argentina.
A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA

