| Publicado no Teletime | Relatório financeiro e operacional global do terceiro trimestre de 2020 da América Móvil, dona da Claro no Brasil, publicado na noite desta terça-feira, 20, mostra que no terceiro trimestre desse ano a suspensão paulatina das medidas de confinamento incrementou a atividade comercial da operadora na maioria dos países em que atua. As receitas do período aumentaram 4,7% relação ao ano anterior, alcançando a cifra de US$ 12 bilhões.

No período, houve um aumento nas linhas pós-pagas de telefonia móvel, que totalizaram 1, 8 milhão de assinantes novos. A maioria, diz o relatório, vindos do Brasil, Áustria e Colômbia. No segmento pré-pago, a operadora teve um acréscimo de 1,4 milhão de clientes, incluindo 1,2 milhão no México, aproximadamente 300 mil na Colômbia e Equador e 237 mil no Peru. No pré-pago, as receitas aumentaram 2,5% após a queda de 2,0% no trimestre anterior.

As receitas de serviço aumentaram 1,5% – quase duas vezes mais que no trimestre anterior – devido ao forte desempenho contínuo das receitas de banda larga fixa e à recuperação das receitas pré-pagas móveis, as mais afetadas no trimestre anterior em meio às medidas de bloqueio implementadas em toda a América Latina.

EBITDA

O EBITDA da operadora, de US$ 4 bilhões, cresceu 10,1%. A câmbio constante, o EBITDA aumentou 7,2%, mais do que o dobro do trimestre anterior. Já o lucro operacional saltou 18,4% para 45,1 bilhões de pesos e contribuiu para um aumento de 45% na receita líquida, de 18,9 bilhões de pesos no terceiro trimestre, mesmo após custos de financiamento de 22,4 bilhões de pesos, que aumentaram 82% ano a ano.

Banda larga fixa

O relatório da América Móvil mostra que banda larga fixa continua sendo o principal driver da plataforma de serviços fixos. “Conectamos 446 mil novos acessos banda larga, sendo 122 mil na Colômbia, 117 mil no México, 70 mil no Peru e 62 mil no Brasil”, diz o documento da operadora.