Um estudo da Wireless Broadband Association (WBA) revelou que o uso de ferramenta de gestão de qualidade de serviço de ponta a ponta em conexões Wi-Fi  melhora o desempenho em aplicações que precisam de baixa latência, como videoconferência, jogos na nuvem e streaming ao vivo.

Enviado ao Mobile Time nesta quinta-feira, 4, o documento revela uma redução de até 70% na latência com essa funcionalidade, o que se reflete em uma experiência de acesso mais fluída, leve e com melhor qualidade nas aplicações de tráfego pesado.

O estudo completo pode ser acessado aqui.

Contando com parceiros como Airties, Intel, Zebra, Meta e Spectrum nesta primeira fase, as provas buscaram validar o gerenciamento de qualidade de serviço que foi batizado como Wi-Fi Alliance QoS Management Specification. Isso inclui:

  • A interoperabilidade entre diferentes fornecedores, aplicações e dispositivos;
  • Os papéis entre os sistemas operacionais (Windows, Android e Linux) e a integração com as aplicações para garantir o controle total da qualidade de serviço no Wi-Fi;
  • Construção de um caminho para testar outras aplicações mais parrudas.

Para a segunda fase do estudo, a WBA quer testar o uso comercial e industrial do QoS, o que inclui realidade aumentada, realidade virtual, IoT industrial e colaboração em tempo real em ambientes como estádios, hotéis e chão de fábrica. Também pretendem avaliar condições de tráfego misto com fluxos sensíveis à latência e fluxos de melhor esforço, assim como a integração com recursos avançados de Wi-Fi (operação multi-link e mesh, por exemplo).

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!