O iFood Benefícios, cartão multibenefícios do aplicativo homônimo, registrou um crescimento de 63% no número de beneficiários em um ano, chegando a 1,1 milhão de usuários ativos. Com 50 mil empresas utilizando o benefício, o cartão atualmente é aceito em 11 milhões de estabelecimentos no Brasil, dos quais 400 mil são restaurantes.
Para Arthur Freitas, CEO do iFood Benefícios, 2025 foi um ano bastante positivo para os negócios, que registraram aumento de 80% no volume transacionado. O cartão também cresceu em popularidade. “Estou sempre em contato com lideranças, conversando com tomadores de decisão, e eles já tomaram conhecimento do cartão. Isso evidencia que o iFood Benefícios furou a bolha do RH”, apontou o executivo em evento realizado nesta segunda-feira, 8, na sede do iFood (Android, iOS), em Osasco/SP.
Para atender tamanha demanda de forma rápida e assertiva, a empresa resolveu criar o assistente virtual AIlton, desenvolvido em apenas sete meses para suporte no processo de aquisição do iFood Benefícios. A ideia é que ele libere os funcionários para atividades de maior valor agregado, enquanto pequenas e médias empresas consigam tirar suas dúvidas com o assistente. O contato acontece via WhatsApp, com o time de agentes de IA especialistas do AIlton respondendo às questões. Caso eles não atendam à necessidade do cliente, a demanda é repassada para um atendente humano.
Entre maio e agosto deste ano, o assistente virtual atendeu 2,5 mil empresas e converteu 299 contratos, o que equivale a mais de 2,6 mil pessoas beneficiadas.
Valor agregado
Como chave para os próximos passos, Freitas aposta no valor agregado do iFood Benefícios. Para ele, a empresa está bem posicionada e tem seus diferenciais, vendo como positivo o decreto 12.712/2025, que limita a taxa cobrada dos estabelecimentos (MDR) a 3,6%. “As empresas vão focar em comparar os produtos e vão enxergar aqui algo muito superior”, afirmou.
Para 2026, as perspectivas do executivo são positivas, acreditando que “há uma tendência clara de benefícios flexíveis” no mercado. “Isso é uma agenda dos RHs das empresas e tem acelerado mais e mais, inclusive a pedido dos próprios funcionários”, observou Freitas.
Ideia da pandemia
Criado em 2020, o iFood Benefícios surgiu com a proposta de ser um vale-refeição aceito por diversos restaurantes no app do iFood. Na época, a empresa até tentou buscar parcerias com restaurantes para que aceitassem os cartões tradicionais de alimentação e refeição, mas não obteve o êxito esperado, o que foi o insight para a criação da solução.
Em teste interno, o iFood desenvolveu o produto baseado em QR Code, mas a iniciativa não funcionou no dia a dia e a startup precisou adotar o convencional cartão físico bandeirado, que diferencia o produto, já que permite que ele seja aceito em locais que passam apenas crédito, com a mesma taxa sobre o valor da transação de 3%.
Imagem: divulgação/iFood.

