| Mobile Time Latinoamérica | De acordo com uma análise da The Competitive Intelligence Unit (The CIU), o mercado móvel mexicano passa por uma mudança estrutural nas preferências de compra. Pela primeira vez, a participação dos smartphones de alta gama superou a dos modelos de entrada, alcançando 17,1% do total de aparelhos em uso no terceiro trimestre de 2025. Em contraste, a baixa gama caiu para 15%.
A mudança ocorre em um contexto de adoção massiva de dispositivos inteligentes, que já representam 96,5% das 158,3 milhões de linhas móveis ativas no país.
Segundo o estudo, desde a pandemia os mexicanos dobraram o investimento na compra de smartphones, ao mesmo tempo em que prolongaram o ciclo de substituição. Por isso, passaram a preferir dispositivos com capacidades avançadas, melhor desempenho e maior durabilidade.
Embora a média gama continue sendo o segmento predominante, com 67,9% do mercado, ela registra uma leve queda anual.
Alta gama
O crescimento da alta gama — que corresponde a aparelhos acima de 10 mil pesos mexicanos — reflete uma mudança na lógica de compra. Usuários que escolhem esse segmento não priorizam somente o preço (41%), mas consideram fatores decisivos como resolução da câmera (52%), memória (44%), processador (42%) e recursos de inteligência artificial (30%).
Segundo a The CIU, a IA começa a definir diferenças entre modelos, especialmente em tarefas relacionadas à produtividade, fotografia, personalização do uso e execução de processos complexos.
média e alta gamas
Nos segmentos médio e alto, a escolha do dispositivo se orienta pelo valor agregado. Na média gama, ganham relevância o processador (53%), a memória (51%) e a câmera (46%), além do surgimento da IA (7%) como diferencial.
Na alta gama, os usuários buscam fluidez, desempenho superior e recursos avançados — inclusive em modelos dobráveis.
baixa gama perde espaço
Os aparelhos de baixa gama, com preços abaixo de 3 mil pesos mexicanos, já não atendem às necessidades tecnológicas mínimas do usuário médio. Suas limitações em memória, bateria, fotografia e conectividade reduziram sua participação, mesmo que o preço siga sendo o principal critério para 86% dos compradores desse segmento. Aqui, o interesse por IA é de apenas 3%.
Um mercado dominado pela inovação
Somados, os segmentos médio e alto já concentram 85% dos smartphones no México, refletindo que a decisão de compra dos consumidores deixou de estar baseada principalmente no preço.
Agora, a competição no mercado se desloca para a busca por aparelhos com melhores câmeras, maior desempenho, design premium e funções baseadas em inteligência artificial.

