A Tools for Humanity lançou na noite desta quinta-feira, 11, novas funcionalidades para o World App (Android, iOS). Entre as novidades, estão o selo World ID de verificação humana para plataformas de encontro, sendo que o app anunciou parceria com o Tinder, e a expansão de funcionalidades em finanças, como contas virtuais e um maior número de ativos que podem ser negociados na carteira. A terceira novidade apresentada é o World Chat, novo recurso de mensagens criptografadas de ponta a ponta. Ele integra as funções de identidade e carteira, permitindo aos usuários enviar fundos, dividir contas e interagir em um ambiente virtual social.
No evento de apresentação das novidades, Unwrapped, realizado na sede da empresa, em São Francisco, os cofundadores Sam Altman e Alex Blania deram um panorama sobre o aplicativo. Atualmente, a rede possui 37 milhões de usuários, dos quais 17 milhões são humanos verificados; e que, segundo Sensor Tower, o World App tornou-se o mais baixado em todo o mundo.
Tinder com verificação humana
O selo humano verificado permite confirmar que um usuário é real, eliminando os perfis falsos em aplicativos de encontro. Com o Tinder, primeiro parceiro a ter a novidade, é possível fazer a verificação de idade enviado somente este dado e de forma anônima. A solução chega primeiro nesta quinta no Japão.
Financeiro
Em finanças, se antes eram somente quatro ativos para serem negociados, agora existem 100, entre eles, o Real e o ouro. E o programa Earn oferece até 16% de rendimento ao ano sobre dólares digitais para os primeiros US$ 1 mil, uma taxa descrita pelos executivos como quatro vezes maior do que a média bancária nos Estados Unidos.
A carteira virtual foi redesenhada para mostrar todos os saldos na tela inicial e facilitar trocas com um toque.
Nos Estados Unidos e em outros 17 países, foi lançado o número de contas virtuais em dólares, permitindo receber depósitos e salários diretamente no app com taxas zero.
No ano que vem a empresa lançará para toda a sua base de usuários o World Card, cartão com bandeira Visa. Atualmente há 140 mil pessoas na lista de espera para obter um.
E o pagamento via QR code foi lançado nesta quinta com suporte para mais de 1 milhão de dispositivos de pontos de venda na Argentina. A empresa disse que lançará para outros mercados em breve.
Números do World App
Outra novidade do app é que ele está 4,5 vezes mais rápido. E os mini apps dentro da plataforma já foram utilizados mais de 2 bilhões de vezes. Dentro desse ecossistema, houve 200 milhões de usos da “prova de humanidade” e 150 milhões de tokens WLD transacionados, sua moeda virtual.
World Chat
O app passa a ter um chat nativo focado em “conectar humanos reais”. Neste caso, se ambos os usuários forem verificados pelo World ID, os balões de chat ficam azuis; caso contrário, permanecem cinzas.
A novidade possui criptografia de ponta a ponta (XMTP) e permite bloquear usuários permanentemente, impedindo spam sem a necessidade de números de telefone.
Outras novidades
Entre outras soluções apresentadas, está a credencial NFC. Neste caso, o passaporte habilitado com NFC permite, agora, adicionar credenciais de documentos governamentais de forma privada em mais países. A solução ainda não está presente no Brasil.
Foi anunciado o programa “World Grow”, que recompensa financeiramente desenvolvedores quando usuários se verificam para usar suas aplicações, visando incentivar o crescimento da rede.
Foto: Alex Blania e Sam Altman. Crédito: reprodução de vídeo
