É difícil imaginar o mundo hoje sem a utilização de aplicativos. Não é mais viável abrir uma nova guia do navegador toda vez que quiser verificar seu e-mail, acessar fotos, conectar-se com amigos nas redes sociais ou até mesmo pagar suas contas online. Porém, esses apps armazenam diversos dados de usuários, por isso é importante manter alguns hábitos para deixar suas informações seguras.

Acesso à localização, à câmera, ao microfone, aos hábitos de saúde, às informações financeiras, aos contatos e ao histórico de navegação e compras são alguns dados que costumam ser recolhidos. O aplicativo pode usar essas informações de várias maneiras: para obter insights do consumidor, refinar estratégias de marketing, mostrar publicidade segmentada e preços personalizados – ou até vendê-las a terceiros.

Além de promover mais privacidade, aderir a certas práticas pode evitar que criminosos se aproveitem de brechas de segurança para a aplicação de golpes. No entanto, pesquisas mostram que apenas 9% dos americanos leem políticas de privacidade o tempo todo e 13% dizem checar o documento digital com frequência. Portanto, muitas pessoas não sabem, de fato, quais informações estão permitindo que os aplicativos rastreiem.

Casos de violação

Um exemplo recente é o caso da Suprema Corte conhecido como Roe vs. Wade, que derrubou abortos previstos em lei nos Estados Unidos e gerou problemas sérios de rastreamento de dados em apps. A revogação dos direitos federais ao aborto, em vigor há cinco décadas, fez com que as pessoas se preocupassem com a privacidade em plataformas de rastreamento menstrual, usadas pelo menos por 55 milhões de mulheres no país. Muitas americanas já optaram por excluir aplicativos de controle de menstruação de seus telefones por medo de que dados confidenciais sejam usados para processá-las.

Receios do tipo não são infundados. As empresas de tecnologia devem cumprir os regulamentos legais. Se as autoridades conduzirem uma investigação sobre alguém que busca ou facilita o aborto em um dos estados onde a prática é proibida, as organizações de rastreamento de menstruação precisariam entregar os dados coletados sobre o indivíduo ao tribunal.

Existem outros inúmeros exemplos de vazamentos de informações de grandes marcas. Em 2019, um aplicativo popular de rastreamento de menstruação, o Flo, foi criticado por compartilhar dados de mulheres com o Facebook sem o consentimento delas. O WhatsApp fez uma polêmica atualização de política de privacidade em 2021, levantando muitas dúvidas sobre a quantidade de informações pessoais que coleta. A Uber também conta com um histórico de segurança de dados irregular. A maior violação aconteceu em 2017, quando hackers acessaram os números da carteira de habilitação de 600 mil motoristas nos EUA e informações sobre 57 milhões de usuários e profissionais, como nomes, endereços de e-mail e números de telefone.

Dicas de proteção de dados

Apesar da sociedade digital não se adequar mais a uma vida sem essas tecnologias, é possível tomar alguns cuidados para não cair nos abusos. A segurança e a privacidade do seu telefone não devem ser negligenciadas.

É importante sempre pesquisar o app antes de baixar. Faça uma busca rápida no Google para ver se existe algum sinal de alerta. Também é importante sempre obter os apps em lojas confiáveis, como a App Store e o Google Play. Embora as lojas de aplicativos não oficiais estejam disponíveis para uso, baixar uma plataforma de uma fonte não oficial traz o risco de ter sido modificada por criminosos.

Outro ponto fundamental é sempre ler a política de privacidade. Antes de baixar, verifique as letras pequenas. Quais informações o app rastreará? O que ele compartilhará com terceiros? Conhecer suas permissões de dados também é uma dica importante. Ao baixar um aplicativo, você será solicitado a conceder várias permissões de acesso. Confira quais fazem sentido para você. Se, por exemplo, uma ferramenta de edição de fotos solicitar acesso aos seus contatos ou microfone, algo não está certo.

Com apps já em uso, também é importante manter os devidos cuidados. Essas plataformas geralmente solicitam acesso aos serviços de localização do seu telefone, portanto certifique-se de saber para quais aplicativos você concedeu permissão.

Além de tudo, é válido não fazer login automaticamente com contas de redes sociais. O app poderá coletar as informações e vice-versa. Para mais privacidade, use seu endereço de e-mail e uma senha forte. Por fim, exclua os aplicativos que você não usa. As chances de coleta de dados mesmo quando o app está em desuso são enormes.

Lembre-se: aplicativos gratuitos não são realmente gratuitos. Cada app que você baixa tem um preço. Se não está pagando por isso, é provável que você seja o produto.