Os fogos de artifício anunciaram o novo ano. E embora o costume seja antigo, desta vez ele trouxe o início de uma nova era, a 5G, junto com o grande crescimento da Internet das Coisas (IoT). Espera-se que 2019 nos traga as primeiras redes 5G operacionais em áreas selecionadas. Porém, o desenvolvimento e a próxima geração de uma rede de 5ª geração evoluída não será um abandono total da 3ª e da 4ª gerações em operação atualmente. Isso deixa muitos de nós perguntando: “que benefícios e quanto custará essa próxima rede?”

Assim como nos anos passados, o novo irá gradualmente substituir o antigo. Por um período de tempo, eles precisarão coexistir para apoiar todos os usuários e a ampla diversidade da base instalada. Isso representa uma oportunidade para os provedores de serviços revisarem e ajustarem sua estratégia com base nas lições aprendidas durante as implantações anteriores daquilo que funcionou melhor para seus clientes.

Radio Access Networks continua a evoluir

A rede de acesso (RAN) continua a crescer e isso traz opções de implantação mais flexíveis e métodos de suporte associados serão baseados em Redes Definidas por Software (SDN) – ou, como alguns chamam, redes autônomas – usando uma combinação de Virtualized Network Functions (VNF). Esta evolução do hardware para funções definidas por software continua o movimento de mudanças na arquitetura de rede. Em muitos casos, o foco arquitetônico está no equilíbrio de duas coisas: como usar mais as plataformas comuns para ajudar a reduzir os custos gerais de implantação associados à nova tecnologia e o desempenho associado que o hardware dedicado mais novo e mais rápido traz para a equação.

Operações de rede continuam a evoluir

Mais hardware será necessário para lidar com a adoção de SDN e VNF. Isso impulsionará ainda mais os avanços da rede, que exigirão ainda mais software. A evolução cíclica contínua e a mudança para uma implantação mais rápida irá gerar uma necessidade crescente de DevOps. Espera-se ouvir mais sobre Integração Contínua e Entrega Contínua, conceitos que ganharam atenção no desenvolvimento da nuvem.

O desenvolvimento e a integração de complexidades devem aumentar a sobrecarga operacional antes que as simplificações das redes possam começar a ocorrer. As complexidades operacionais, se não gerenciadas por meio do uso de inteligência, podem atrasar a adoção, já que a evolução das operações de rede é tão importante quanto a própria rede.

A virtualização continua a evoluir

O ano de 2018 foi marcado por mais investimentos de recursos em ambientes virtualizados e mais flexíveis. A mudança é parte do movimento maior associado à descentralização que consiste em implantar sistemas menores, mas mais capazes, para lidar com o aumento do tráfego. Esta não é uma nova tendência, uma vez que a rede continua a crescer, independentemente de qual operadora está suportando. E o aumento do peso da rede (em termos de tamanho e volume de arquivos) continua a crescer à medida que mais e mais dispositivos são habilitados e isso se torna a base da Internet das Coisas (IoT).

A rede continua a expandir

À medida que 2019 avança, os usuários verão o progresso do 5G da comunicação para o suporte a uma quantidade limitada de clientes. E eles vão precisar obter novos dispositivos. O trabalho feito pelos fabricantes de RAN e RF (Rádio Frequência) passará de protótipos para produtos comerciais em um ritmo crescente.

Hardware vs Software

O 5G impulsiona a adoção de escala em todas as partes de uma rede ao mesmo tempo, descentralizando muitos componentes da infraestrutura. A descentralização está forçando trade-offs entre o hardware de alto desempenho e o uso de soluções definidas por software.

Os trade-offs e os custos continuarão sendo tópicos importantes nos próximos anos, já que o hardware personalizado continua sendo líder em muitos casos. A virtualização avançará ainda mais em contêineres e orquestrações para unir os fornecedores cooperativos em uma solução em escala coesa.

O espectro de rádio e as regulamentações do governo

As conversas sobre o espectro de rádio – quem tem quais frequências e como elas devem ser usadas – manterão os governos de todo o mundo envolvidos. O offload de WiFi e as interconexões entre redes públicas e privadas continuarão melhorando a cobertura.

A história da cobertura de mobilidade sem fio será um tópico muito interessante. As topologias de implantação 5G lutarão para cobrir cada centímetro das principais populações e as áreas rurais terão mais a ganhar.

O crescimento dos usuários diminui, mas os dispositivos conectados aumentam

O número de novos usuários não irá aumentar tanto quanto nos anos anteriores. A saturação de pessoas conectadas está alcançando o maior número de todos os tempos, embora a contagem de dispositivos conectados aumente em um ritmo mais rápido devido à IoT.

Ataques DDoS crescem em frequência e tamanho

Com o crescimento da IoT, os ataques DDoS crescerão em frequência e escala. Mais dispositivos on-line colocam ainda mais pressão sobre os provedores de serviços para aumentar sua capacidade de combater ataques DDoS.

Micronuvens Móveis em contêineres

O desenvolvimento de pequenos datacenters localizados “na borda” da Internet, também conhecidos como cloudlets ou micronuvens móveis, são uma extensão da infraestrutura de nuvem existente. Eles melhorarão a latência de serviços para dispositivos móveis.

As implantações de cloudlets precisarão ser muito ágeis para que possam ser aprovadas rapidamente e serem adotadas por um mercado em constante mudança. Logo, eles serão baseados na arquitetura do contêiner.