Você não pode mais dizer “há um aplicativo para isso”. Em 2010, a Apple registrou a frase icônica usada originalmente em um de seus comerciais do iPhone.

Isso ocorreu porque muitas pessoas estavam usando seu slogan. Como o sonho de todas as marcas, ele se tornou verdadeiro não somente para seu produto, mas para todo o mercado de usuários de smartphones.

As pessoas têm problemas, grandes e pequenos, e os desenvolvedores de aplicativos estão constantemente trabalhando para resolvê-los.

No coração desta missão estão os aplicativos utilitários.

Extremamente populares entre usuários móveis, aplicativos como Uber, IFTTT e 1Password não só se tornaram populares, como também mudaram a forma como nossos dispositivos móveis afetam nossa vida diária.

A questão é, eles podem ser difíceis de rentabilizar. É difícil manter os usuários envolvidos nesse tipo de aplicativo depois de concluírem uma tarefa, especialmente se o aplicativo for um utilitário eficaz. Pense; acesse-o, feche-o e entre em algo diferente, no Instagram, por exemplo.

Escolhas comuns para monetização estão prontamente disponíveis. Elas são moderadamente eficazes, na melhor das hipóteses, e muitas vezes intrusivas, irritantes e causam atrito com seus usuários.

E se houvesse uma opção melhor? Uma que fosse envolvente e que pudesse melhorar a experiência do usuário, sendo também uma maneira mais eficiente de gerar receita.

Os métodos tradicionais de monetização de aplicativos provavelmente não serão dimensionados por muito mais tempo.

Os aplicativos de utilidade que você adora estão provavelmente arraigados no seu dia e são abertos com frequência. Mas além de servir a seu propósito, eles são fechados e esquecidos. Os aplicativos mais “viciantes” possuem muitos usos durante o dia.

As duas formas mais populares de gerar receita com eles são cobrar os clientes diretamente pelo próprio aplicativo, o que pode limitar a distribuição, ou incluir anúncios no aplicativo.

Cobrar imediatamente é uma aposta. Apenas 10% desses aplicativos geram lucro e, às vezes, é difícil fazer com que o usuário iniciante supere o obstáculo de pagar. Por isso, a maioria prefere usar o caminho do anúncio no aplicativo.

Vamos ser honestos, os anúncios são irritantes e impactam negativamente a experiência do usuário. Um mal necessário, se pensar bem – para que você possa manter as máquinas funcionando e pagar seus desenvolvedores.

Os anunciantes estão percebendo; os gastos em formato estão se estabilizando. De acordo com o eMarketer, o percentual de crescimento dos gastos com anúncios no aplicativo caiu 2,5% de 2017 para 2018 para dígitos únicos, um sinal claro de maturação.

Se cada vez menos anunciantes estiverem gastando, a receita proveniente desses anúncios logo os seguirá.

A solução está no ponto ideal: os métodos de monetização precisam incluir uma boa experiência de usuário para que eles realmente se envolvam, bem como a oportunidade para os anunciantes capitalizarem seu público-alvo.

O que é mais interessante do que um anúncio? Conteúdos valiosos, relevantes e oportunos, incluindo vídeos, veiculados diretamente no momento seguinte – quando eles concluíram uma tarefa e estão prontos para descobrir algo novo – tudo dentro do seu ecossistema.

O futuro da monetização de aplicativos não são anúncios, mas conteúdo.

Provedores populares como Media.net, Admob e StartApp são eficazes para os métodos tradicionais de publicidade, mas eles só têm ofertas de anúncios gráficos tradicionais.

Os anúncios não são envolventes, muitas vezes não são relevantes e quase sempre irritantes.

O que você precisa é de um ambiente envolvente com conteúdo relevante e premium de marcas e editores. Ah, e não seria ótimo se esse conteúdo fosse diretamente relevante e valioso para cada usuário em particular?

O futuro da publicidade está evoluindo. À medida que os usuários experientes de aplicativos ficam cegos para os métodos tradicionais de publicidade, os publishers estão comprando menos desse tipo de impressão e os desenvolvedores de aplicativos precisarão de uma solução de monetização que forneça a esses usuários uma experiência mais valiosa.