Como já é esperado, os últimos dois meses do anos serão de extrema importância para o varejo brasileiro, marcado por datas em que as vendas são aquecidas como Black Friday, Cyber Monday e Natal. É neste período também que cresce a competição entre os anunciantes para conquistar a atenção de seus clientes e potenciais consumidores.

De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil possui 230 milhões de celulares ativos no País. Ou seja, novamente o dispositivo móvel devem ser o protagonista para disseminação de promoções, capacidade de impactar as pessoas de acordo com os seus perfis de consumo e localização, garantindo assertividade e timing ideal para estimular as vendas, seja diretamente no aplicativo ou levando os consumidores para finalizar a compra em lojas físicas.

Gostaria de destacar algumas estratégias para tirar o melhor proveito da publicidade mobile durante a reta final de 2019:

Aposte em vídeos
O contínuo aumento de visualizações de vídeos em dispositivos móveis fará os anunciantes mudarem os seus budgets de mídia. Os vídeos mobile mais do que triplicaram em participação nos últimos dois anos, de acordo com a consultoria eMarketer. No entanto, os anunciantes ainda precisam evoluir em como estão comunicando com os consumidores em dispositivos móveis. É preciso adaptar os criativos para a experiência mobile, permitindo gerar vínculos significativos com os usuários. Soluções como o Instant-Play, que permitem vídeo em alta definição, full screen, com tecnologia pré-cache, reprodução automática dos vídeos, são garantia de efetividade nas campanhas, com altas taxas de conclusão e viewability.

Formato “display with store attribution”

Em um momento em que a jornada é cada vez mais multicanal, um dos maiores desafios do marketing é comprovar que o esforço realizado no digital foi o motivador de uma compra em loja física, por exemplo. A tecnologia de “display with store attribution”, permite aferir quais consumidores realizaram uma visita para uma loja física como resultado de visualização de um anúncio específico. Sem dúvida, esta solução será um diferencial para que os gerentes de marca comprovem a eficiência de seus investimentos e impacto no resultado final de vendas, o que tende a contribuir para o aumento de recursos no futuro.

Push Ads

No cenário de competição das marcas pela atenção dos usuários, uma solução de anúncio com alta eficácia é a “push notification”, em que a pessoa é impactada diretamente em sua timeline de notificações. Por chamar a atenção na tela do celular, o formato garante maior engajamento e conversões, além de contar com opções de segmentações como “app retargeting”, “demographic/ behavorial targeting” e geolocalização, que permitem impactar o público-alvo dos anunciantes de forma mais precisa.

Com um bom planejamento e a combinação dessas estratégias, as marcas poderão se beneficiar e tirar vantagem na disputa pela atenção dos consumidores, aproveitando os benefícios da tecnologia, uso de dados e presença dos dispositivos móveis na vida das pessoas para garantir os melhores resultados em datas importantes do varejo como as que teremos até o final do ano.