Na correria do dia a dia, o tempo para realizar as nossas atividades está cada vez mais curto. Por isso, é preciso otimizar as tarefas para concluir tudo o que é necessário nas horas que temos disponíveis. O que torna esse cenário ainda mais preocupante é o período gasto em esperas forçadas como no transporte público, por exemplo.

Uma pesquisa divulgada recentemente sobre Mobilidade Urbana na Cidade, feita pelo Ibope Inteligência, apontou que os moradores da cidade de São Paulo gastam em média duas horas e 43 minutos por dia para se deslocar, seja utilizando o metrô, ônibus ou carros. Ao todo, são quase três horas perdidas todos os dias. Então, por que não aproveitar esse período para fazer atividades pelo celular?

É nisso que muitas empresas têm apostado: treinamentos corporativos pelo método mobile learning, ou aprendizado por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets, com o objetivo de gerar engajamento do público interno. A ideia é incorporar treinamentos a essa nova metodologia para garantir um melhor entendimento do conteúdo apresentado.

Quando uma organização contrata um novo colaborador, é necessário não só saber como funcionam os processos que envolvem o cargo que ele irá ocupar, mas também é importante entender a cultura organizacional da empresa. Esses cursos realizados internamente incentivam a criatividade, alavancam a produtividade e contribuem para a retenção de funcionários.

Ao contrário dos métodos tradicionais de ensino, o mobile learning é interessante pela sua conveniência, já que pode ser acessado virtualmente em poucos minutos em pequenos blocos de informação. Isso facilita o acesso aos conteúdos disponíveis a qualquer hora do dia, ou seja, cada usuário pode construir a sua própria experiência, respeitando o seu tempo, espaço e também a sua forma de aprender. O aprendizado mobile permite ainda que as organizações abordem diversos estilos de ensino como, vídeo, texto, imagem, entre outros.

Em linhas gerais, o que se pode concluir é que esse tipo de treinamento só tem benefícios. Ao invés de ter um dia e horário específicos para realizar esses cursos, esse método permite que cada colaborador estude no seu ritmo e o usuário tem a possibilidade de interagir, ou seja, de realizar uma ação integrada, e se envolver na busca do conhecimento e na experiência de aprendizado. Afinal, quando se está ativamente envolvido, no tempo que escolherem, é mais motivador e as informações são retidas mais facilmente.