Em uma pesquisa do Capterra, sete em cada dez usuários brasileiros usam sempre ou frequentemente o celular para efetuar compras on-line, tanto por meio do navegador para acessar a loja quanto pelo próprio aplicativo do estabelecimento. Do “tijolão” a modelos compactos e superpotentes, o dispositivo eletrônico revolucionou a maneira como vivemos e, na hora de adquirir itens ou serviços, não seria diferente.

Com processo simplificado e ágil, o smartphone se tornou o melhor aliado dos consumidores. Por isso, tão importante quanto criar um app do seu e-commerce nos dias de hoje para alavancar as vendas é contar com um site mobile friendly, ou seja, uma página desenvolvida para tornar a experiência do usuário em dispositivos móveis tão positiva quanto na versão desktop.

A proposta é que o consumidor possa ter pelo celular a mesma experiência de compra que teria pelo computador, com navegabilidade, bons gráficos, fluidez e desempenho, durante todo o processo. Já o app, na prática, é um software complementar que se integra ao site, ao estoque e a outros departamentos do negócio. Trata-se de mais um canal de vendas que favorece a conexão com um público que só promete aumentar.

Além disso, o aplicativo estimula não apenas o consumo, mas também o relacionamento com a marca, tendo em vista que, a partir do download, os usuários normalmente passam mais tempo conectados. Ainda pode ser um meio interessante para oferecer programas de incentivo, acúmulo de pontos, descontos exclusivos e recompensas.

Portanto, as plataformas de comércio eletrônico que acompanham os avanços da tecnologia e as transformações dos hábitos dos consumidores oferecem aos negócios maiores oportunidades de conversão, melhores resultados, experiências personalizadas, agilidade no atendimento e mais conexões reais.

Investir tanto em app quanto em um site responsivo gera mais credibilidade, oportunidades de vendas e crescimento frente a um mercado em que a competitividade é acirrada.