Tornou-se popular em certos círculos comparar o mercado de criptografia de 2018 com a bolha tecnológica do início dos anos 2000, quando propostas animadas como Pets.com foram inundadas de capital e elogiadas como inovadoras apenas para explodir em um piscar de olhos.

Mas, a se compararmos a propaganda exagerada em torno do blockchain, a bolha tecnológica se torna pequena: a diferença entre o hype (ou seja, o que está na moda/em alta) e a utilidade é muito mais ampla agora do que era antes.

A realidade, na verdade, é alarmante.

Empresas de blockchain em todo o mundo estão levantando milhões de dólares em ICOs apesar de não terem nem um produto ou plano para mostrar isso. E as pessoas que investem nessas empresas são, em sua maioria, cidadãos comuns – dentistas, médicos e professores – que geralmente sabem pouco sobre o token que estão investindo.

Fora de alguns grandes players, a maioria das criptomoedas com capitalizações de mercado alto não possui nenhum valor intrínseco – muito menos uma estratégia para obter utilidade. Eles criaram valor inflacionado sem nada além de especulação. E, para piorar as coisas, muitas dessas empresas estão concentrando os fundos que geraram mais em marketing e desenvolvimento de marca – ferramentas para aumentar ainda mais o conhecimento de sua marca/moeda.

Em vez disso, as empresas de blockchain deveriam trabalhar de maneira mais acertiva para preencher a lacuna entre utilidade e propaganda. Aqueles que não sofrerão o mesmo destino que os queridinhos da Internet do passado.

Aqui está o porquê:

Focar em ganhos de curto prazo é uma estratégia de negócios insatisfatória.

Empresas que emitem ICOs com a intenção de capitalizar na moda das criptomoedas a curto prazo podem ganhar algum dinheiro nos próximos anos. Mas o dinheiro real irá para empresas com um produto sustentável e uma estratégia de negócios prática.

Alguns tokens (criptomoedas) mascaram o fato de não terem um produto ao promover uma missão que soa sexy, mas que, no final, é irrealista. Estes são os que proclamam sua intenção de criar um banco descentralizado mundial ou uma Internet descentralizada mundial.

Seus fundadores podem ter se enganado em acreditar que essas missões são práticas, mas, na realidade, elas estão apenas tentando atrair investidores. E essa não é uma estratégia de negócios sustentável.

As empresas que terão sucesso são aquelas que se concentram em metas alcançáveis que atualizam a utilidade modesta. O Google é um exemplo do tempo da bolha tecnológica que suporta o modelo para esse tipo de planejamento prático.

A empresa começou como um mecanismo de pesquisa. O Google não decidiu criar assistentes digitais, carros autônomos ou até mesmo aplicativos corporativos. Focalizou o modelo de negócios inicial em solucionar um problema muito bem e conquistar um segmento específico do mercado. O dinheiro real veio depois.

Claro, pode não haver uma empresa de blockchain que se torne o próximo Google. Mas aqueles que não constroem seus negócios da mesma forma proposital nem estão se dando uma chance.

Empresas focadas em ganhos de curto prazo vão quebrar e acabar.

Empresas de blockchain focadas em construir um ecossistema de aplicativos descentralizados serão as únicas a encontrar sucesso a longo prazo.

Eles também serão as únicas empresas de blockchain que simplesmente sobreviverão. Isso ocorre porque a bolha de criptografia muito real vai estourar – e quando isso acontecer, as empresas com fundações fracas vão quebrar.

Quando a bolha da Internet surgiu em 2000, as empresas que sobreviveram – como Amazon, Google, Netflix – eram aquelas com modelos de negócios focados não em especulação, mas em sustentabilidade. Eram empresas com produtos reais que resolviam problemas reais e criavam valor intrínseco. E elas cresceram.

Além da tendência, existem empresas de blockchain com produtos reais por aí atualmente. Essas são organizações que se comportam como se fossem o começo de algo, em vez de responder a tudo – elas têm modelos de negócios racionais e estão focadas em construir futuros sustentáveis para si mesmas.

Forças externas forçarão os maus players a sair em breve.

Se as empresas sem produtos tangíveis ou planos de negócios insustentáveis não desaparecerem por si próprias, forças fora do seu controle escolherão seus destinos, à medida que a indústria mais ampla começa a se adaptar à sua negligência.

Regras e regulamentações que impedem de forma mais proposital as empresas de capitalizarem na criptografia já estão sendo implementadas. O CFTC, por exemplo, agora trata as criptomoedas como commodities normais.

E o mercado em si também está se tornando mais eficiente.

Notícias de investidores sendo quebrados em ICOs mal planejados ou perdendo dinheiro em trocas hackeadas estão surgindo. Como resultado, eles estão ficando mais inteligentes – exigindo provas de um produto tangível antes de investir em uma criptomoeda ou participar de uma OIC.

Os whitepapers estão começando a ter menos peso do que costumavam.

No final do dia, a tendência é apenas isso: hype. Não é tangível e não dura, e apostar em um negócio é semelhante a construir castelos feitos de areia.