A segurança dentro das casas inteligentes está em evidência. Os proprietários deste novo modelo de moradia buscam, essencialmente, produtos para sua segurança doméstica que ajudam a proteger suas propriedades de uma variedade de ameaças – incluindo roubo. Eles olham para uma infinidade de opções como: câmeras de segurança inteligentes, sensores de movimento, microfones, entre outros recursos cibernéticos. Alguns destes recursos podem ser eficazes quando usados nos cenários certos, mas nem sempre é o caso.
 
Então, o que pode ser feito para garantir que sua casa esteja mais segura quando se faz necessário proteger as novas inovações de Internet das Coisas (IoT)?
 
É muito importante proteger o cabeamento
 
A maioria das tecnologias para casas inteligentes é baseada em protocolos no estilo Wi-Fi e Zigbee. Muitas vezes, o Zigbee é utilizado na parte de dentro de redes domésticas e o Wi-Fi para conexão com a Internet. Analisando, fica claro que a conexão à Internet baseada em Wi-Fi é o ponto fraco em muitos produtos de segurança doméstica. Pois esta rede é a responsável por toda a conexão da casa e seus dispositivos.
 
Muitas das câmeras de segurança disponíveis no mercado oferecem a oportunidade para o dono monitorar sua casa, enquanto está em uma praia do outro lado do mundo, por exemplo, usando seu smartphone. Isso, claro, pode ser muito atraente e, em alguns casos, pode proporcionar tranquilidade necessária.
 
No entanto, há uma fraqueza crítica e muitas vezes negligenciada. Siga o cabo do seu roteador Wi-Fi, por exemplo, e em algum momento você verá que, provavelmente, ele surge de uma parede externa antes de desaparecer no chão. Um cortador de fio, ou algo parecido, pode ser usado para criar a ilusão de uma ‘interrupção de serviço’; este seria um tipo de ataque que não envolve nenhuma tecnologia para ser realizado. Por conta disso, você deve se esforçar para proteger esse acesso do seu roteador, caso contrário, todos os produtos de segurança que dependem de Internet na sua casa podem se tornar interoperáveis e vulneráveis para algum ataque externo.
 
Posicionamento da câmera
 
Uma vez que você tenha protegido seu cabeamento, protegendo sua conexão, você precisa pensar cuidadosamente sobre o posicionamento das suas câmeras. Em primeiro lugar, vale a pena ter uma câmera que aponte para o seu cabeamento; se um ladrão for capaz de desabilitar/cortar a conexão, pelo menos você poderá ver quem foi! É por isso que os medidores inteligentes têm apenas conectividade celular – não há partes visíveis para atacar.
Contratos
Se o seu produto de segurança que depende de Internet não vem com um contrato para gerenciá-lo, isso, infelizmente, o torna um tanto inútil em certas situações. E isso geralmente é um problema quando se trata de casas inteligentes – ninguém quer outro custo adicional, além dos custos iniciais de implementação da tecnologia para casas inteligentes. Um contrato é crucial para um serviço eficaz e consistente que pode ser mantido, reparado, se necessário, ou até mesmo, atualizado.
 
Segurança de ponta a ponta
Se os seus dados forem de extrema importância, invista em dispositivos completo com recursos robustos de segurança. Isso provavelmente incluirá criptografia (mas nem sempre). É muito relevante planejar a segurança desde o início, em todo o seu processo de conectividade. Seja para conexão de casas inteligentes, carros ou até mesmo projetos de cidades inteligentes.