Ele é rápido. Rápido de dar nervoso de quão ágil se mostra alternando entre apps, abrindo e fechando arquivos, fotos e músicas. Com o iOS 12 faz um par perfeito de agilidade e mobilidade. Esse é o iPhone XS Max.
Estou usando um há quase uma semana. Não é um modelo totalmente diferente do iPhone X, com o destaque de ser um iPhone com as dimensões físicas do iPhone 8, só que sem a “testa” e o “queixo” dos iPhones que possuem o botão central, ou seja, o iPhone XS Max é basicamente um telão de 6.5 polegadas que lhe reconhece rapidamente pelo sistema de leitura facial e sorri. A melhora no sistema de reconhecimento diminuiu algumas frustrações do iPhone X, que costumava ser exigente e nem sempre abria as portas em ambientes muito claros ou com o aparelho em movimento.
Com tanto latifúndio em uma tela OLED, as atividades de consumo de mídia ficam extremamente imersivas. Ler livros ou textos é confortável porque, convenhamos, estamos falando de uma tela que é quase a de um leitor de e-books como o Kindle. Assistir a vídeos é prazeroso, as legendas não ficam parecendo hieróglifos chineses. A tela grande sempre ajuda a melhorar a produtividade porque é mais fácil digitar nela. Ver fotos vira uma grande diversão já que você está mostrando um porta retratos pra quem está com você. Tirar as fotos é mais divertido ainda, já que a câmera, sempre melhorada a cada ano, impressiona e dá show.
Os únicos poréns – e acredite, há alguns poréns – são o tamanho do petardo, que não cabe em qualquer bolso e fica desconfortável em qualquer peça mais slim, demandando alguns malabarismos. E uma tela desse tamanho tende a ser arranhada, obrigando o seu dono a mima-la a todo tempo. Recomenda-se investir em capas e películas protetoras para não viver em constante angústia, já que o vidro do modelo Gorilla ainda não é páreo para um dia a dia corrido ou alguém com muitas sacolas na mão.
Além disto a bateria não me pareceu ter sido muito melhorada, ficando a impressão de que uma bateria maior se anula com uma tela idem, dando ao iPhone XS Max praticamente a mesma duração do iPhone X, que já era muito boa. Mas em cerca de 18h ele se cansa e pede arrego, se você estiver vivendo uma dieta digital que consiste em WhatsApp, e-mail, YouTube e fotos. Não é nada mal, mas insuficiente para uma viagem rápida longe de carregadores. As baterias são o calcanhar de Aquiles dos devices móveis e este iPhone não foge à regra.
De todo modo, este novo iPhone XS Max tenta reunir o melhor de um celular com as vantagens de um tablet, sendo confortável para produzir e consumir conteúdo. A propósito, este texto foi todo escrito nele.