As mudanças de comportamento do consumidor e a aderência às novas tecnologias de meios de pagamentos demandam uma análise maior sobre as ações de transformação digital aplicada aos negócios. Tão importante quanto necessário, o assunto recebeu destaque entre os principais debates do Money 20/20, maior evento global sobre meios de pagamento, realizado na última semana de outubro, em Las Vegas. As análises e estratégias de impulsionamento deste novo modelo de mercado foi o que atraiu a atenção de grandes líderes e executivos.

Quem atua ou acompanha o desenvolvimento de novas tecnologias de meios de pagamentos sabe bem como a transformação digital está mudando o comportamento social e a forma como lidamos com os nossos investimentos. Não é à toa que ferramentas aplicadas às carteiras digitais, conhecidas como digital wallets, têm se tornado os principais assuntos abordados pelas empresas envolvidas neste ecossistema.

De acordo com os números apresentados pela consultora McKinsey & Company, três em cada quatro pessoas no mundo preferem utilizar o celular, ao invés de cartão ou dinheiro, para realizar um pagamento. O levantamento feito no último ano mostrou ainda que 77% da população utilizou o dispositivo móvel para um ou mais tipos de pagamento, contra 23% que optam pelos meios mais tradicionais para realizar as transações.

Ainda de acordo com o estudo, com relação ao comportamento do consumidor, 36% das pessoas preferem utilizar os meios de pagamentos digitais por darem prioridade à conveniência e, principalmente, pelos pontos e cupons de lojas, oferecidos para compras realizadas no ambiente digital. Cerca de 25% do público da pesquisa realizou apenas um teste digital e apresenta preocupações principalmente com a segurança dos dados. Outros 23% se interessam em utilizar as carteiras digitais pela praticidade de reunir armazenamento de saldo, cartões e cupons em apenas um lugar, no caso o celular, descartando de vez o uso do cartão ou dinheiro papel.

Fechando o estudo, 15% dos consumidores adotaram a tecnologia no último ano, passando a considerar os aplicativos como meio preferido para a realização de pagamentos.

Diante dos números apresentados, a grande preocupação das empresas agora é oferecer mais facilidade no acesso. Mesmo que os pagamentos digitais já tenham repercutido com mais aderência, na prática, o consumidor ainda precisa consultar uma série de aplicativos diferentes no celular, caso queira ter acesso a cupons de desconto para uma determinada compra ou mesmo para visualizar o saldo da sua conta bancária.

Outra tendência lançada pelas empresas refere-se ao uso e adaptação da inteligência artificial para meios de pagamento. Utilizando as ferramentas disponíveis hoje no mercado, os consumidores podem demorar entre 15 e 20 minutos para realizar uma operação de crédito. Para os próximos anos, a expectativa é que a IA seja utilizada para otimizar esse tempo e auxiliar o consumidor em seus processos de tomada de decisão. Na prática, a ferramenta, por meio da coleta de dados, sinalizará as promoções e descontos concedidos ao produto consumido com frequência pelo cliente.

Até que as expectativas dos consumidores sejam alcançadas, resta ainda uma análise sobre as inovações que, de fato, possam ser efetivas para um bom negócio. Acompanhando o Money 20/20 deste ano, já analisamos o ponto em que chegamos, bem como quais serão os próximos passos. Até a entrada do próximo ano, momento em que os grandes líderes do segmento se reunirão novamente, é essencial que as empresas estudem todas as possibilidades oferecidas pela tecnologia e as mudanças positivas que podemos gerar aos meios de pagamentos do futuro.