O governo do estado de São Paulo investiu R$ 2,7 milhões na criação do Poupatempo Digital (Android, iOS), um app com 60 serviços estaduais que foi lançado pelo governador João Doria (PSDB-SP) na última quarta-feira, 6. Em resposta enviada ao Mobile Time nesta quinta-feira, 7, Ernesto Mascellani Neto, superintendente de Projetos Especiais da Prodesp, informa que a aplicação foi feita em um período curto.

“O projeto idealizado foi finalizado em curto período, durante a pandemia, com custo aproximado de R$ 2,7 milhões. Foram envolvidos profissionais de diferentes áreas da Prodesp, incluindo os que trabalham diretamente com o Poupatempo, para que o usuário tenha pelo aplicativo uma experiência semelhante à que teria no atendimento presencial”, explica Neto. “Isso envolveu equipes de treinamento, user experience, além da área de TI, a responsável direta pelo desenvolvimento e integrações dos serviços disponíveis”. Além dos funcionários do órgão de processamento de dados, a criação do app contou com parcerias com outros órgãos estatais, como Sabesp, CDHU e Detran-SP.

A concepção do app é reduzir grandes aglomerações e dar uma alternativa digital ao Poupatempo, um hub físico de serviços estaduais. O aplicativo busca apoiar a população durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, uma vez que os 70 postos de atendimento do Poupatempo estão fechados até o dia 10 de maio.

Uso

Para acessar o Poupatempo Digital, o usuário precisa estar cadastrado no Login.SP, um autenticador elaborado pela Prodesp para o cidadão acessar serviços do estado com CPF e senha. Para quem não possui o Login.SP, o registro pode ser feito no primeiro acesso, ao selecionar a opção “cadastre aqui”.

Ao todo, o app estadual conta com os seguintes serviços: agendamento de RG, verificação de ponto na CNH, situação do veículo, segunda via da conta de água e segunda via do boleto da CDHU. Eventualmente, os cidadãos poderão agendar pedidos de serviços quando reabrirem as unidades físicas do Poupatempo.

Poupatempo Digital x SP Serviços

Com o lançamento do hub de serviços do Poupatempo em app, o estado de SP passa a ter dois aplicativos de serviços similares: o Poupatempo Digital e o SP Serviços (Android, iOS). Criado em 2015, o SP Serviços tem 40 apps e serviços de órgãos estaduais e surgiu como alternativa digital aos postos de atendimento físicos do Poupatempo.

Embora parecidos, Neto afirmou que o Poupatempo Digital se diferencia por ter 60 tipos de serviços em um único lugar e não demandará muito espaço do celular do usuário, uma vez que ele não precisa baixar esses serviços. Por sua vez, o app do SP Serviços funciona com uma loja de apps e serviços. E o superintendente destacou que o nem todos as 60 soluções do Poupatempo Digital estão no SP Serviços.

Esta publicação questionou por qual motivo o SP Serviços não foi atualizado como Poupatempo Digital e se eventualmente o app de 2015 será descontinuado. Neto responde: “O Poupatempo Digital tem as mesmas características de atendimento dos postos do programa, que buscam oferecer à população eficiência, praticidade e conclusão do serviço desejado no menor tempo possível”. E continua: “O SP Serviços teve um papel importante, mas que nesse momento está sendo otimizado por meio de um único aplicativo, que de forma integrada ajuda a melhorar a experiência do cidadão que precisa de serviços públicos”, completou. “O SP Serviços segue sendo a loja de aplicativos do Governo de São Paulo. Apenas os serviços do Poupatempo que passam a ser feitos pelo novo Poupatempo Digital”.

O superintendente da Prodesp revelou ainda que fará um estudo para avaliar a possibilidade de adotar a navegação gratuita no app. Em 2015, o então subsecretário de tecnologia e serviço ao cidadão do Estado de SP, Julio Semeghini, cogitou a ideia do acesso ao SP Serviços sem gasto de franquia. Na época, a conversa não avançou com as operadoras.