A Telefônica Vivo integrou o rol de empresas signatárias do movimento “Não Demita”, criado no início de abril e que já reúne mais de 2 mil companhias no País. Segundo informa a operadora nesta quinta-feira, 9, a iniciativa “sugere” que empresários não realize demissões pelo menos até o dia 31 de maio deste ano. A ideia é um compromisso de manter o quadro de funcionários para “ajudar a evitar ou minimizar os impactos econômicos e sociais provocados pela pandemia” do coronavírus.

De acordo com a Vivo, foram adotadas recomendações do Ministério da Saúde para implantar ao máximo o trabalho remoto, algo que já era prática da operadora em determinadas condições. A tele adota o home office para todos os trabalhadores administrativos, o que, desde o dia 27 de março, foi expandido para toda a área de atendimento próprio nas cidades de Curitiba, Fortaleza, São Paulo e Maringá (PR).

Os funcionários da operadora que contam com o plano de saúde disponibilizado internamente também passaram a contar com o serviço Pronto Atendimento Virtual-Telemedicina, que possibilita a realização de consultas online por uma equipe médica especializada.

Da lista de empresas idealizadoras do manifesto, a Vivo é a única empresa de telecomunicações. Entre outras companhias de tecnologia como Accenture, Microsoft, Salesforce e Stefanini. Além delas, há bancos, redes de varejo e de educação, entre outros setores.