[Atualizada a matéria em 20/03/2020 às 15h] A TIM anunciou que a partir de sexta-feira, 20, vai ampliar o home office a seus funcionários para todo o País e para todos aqueles cujas funções permitem o trabalho remoto.

Para que o home office seja possível a operadora conta com um sistema de VPN que garante segurança e proteção de dados e o uso de ferramentas como o Teams e o SharePoint, do Microsoft Office 365.

Por sua vez, a Vivo já contava com a possibilidade de trabalho remoto eventual e agora ampliou para cinco dias na semana. Foi determinado ainda que funcionários vindos de qualquer país, mesmo sem sintomas, ou que tiveram contato com pessoas que chegaram do exterior, deverão ficar em esquema de home office por 14 dias.

Adultos a partir de 60 anos, gestantes, pessoas com doenças crônicas – como diabetes, doença renal/hemodiálise, doenças respiratórias, tratamento oncológico e tratamentos por problemas imunológicos – terão que passar pelo protocolo de quarentena.

Para os seus funcionários, a Vivo adotou todas as recomendações apresentadas pelo Ministério da Saúde. Por meio dos canais oficiais de comunicação interna, a empresa está instruindo os funcionários a seguirem as práticas sugeridas.

A Oi encoraja o home office àqueles cujo trabalho permite desde já. Além disso, orientou o isolamento domiciliar com trabalho remoto por 14 dias preferencialmente para colaboradores que tenham retornado de viagens internacionais, corporativas ou particulares e obrigatoriamente no caso de apresentação de sintomas.