As principais empresas de tecnologia norte-americanas estão tomando ações para combater o coronavírus ao redor do planeta. Amazon, Alibaba, Apple, Cisco, Google e Facebook apresentaram medidas de apoio aos usuários no front de combate à pandemia. Confira abaixo:

Facebook

Facebook

Bot sobre coronavírus do Paquistão

Em parceria com organizações de saúde e com as agências de saúde da ONU, o Facebook informou nesta segunda-feira, 23, o uso do Messenger e de sua rede de desenvolvedores para criar soluções gratuitas de envio de informações a comunidades locais, inclusive com uso de ferramentas automatizadas para responder questões da população. Os governos de Argentina e Paquistão foram os primeiros com soluções via Messenger. E em outra plataforma de mensageria da empresa, o WhatsApp, a companhia criou um bot (em inglês) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) para informar os usuários sobre a pandemia.

Além disso, a companhia fará um hackathon online para promover a criação de soluções de mensageria para informar sobre o coronavírus. Entre os temas abordados estão distanciamento social e envio de informações fidedignas à população. Os participantes terão acesso às ferramentas exclusivas do Messenger e conteúdos educacionais do Facebook. E os ganhadores terão suporte do time de engenheiros da empresa.

Google

Google

Gif sobre o card de alerta do coronavírus na busca do Google

Também com foco no usuário, o Google criou um alerta sobre o coronavírus em seu buscador. A partir desta segunda-feira, 23, ao digitar algo relacionado à doença aparecerá no alto da tela “alerta de Covid-19”. Em formato de card, este alerta apresenta: visão geral com notícias e dados recentes do Ministério da Saúde do Brasil; e sintomas e tratamentos com base nas informações da OMS.

Para os Estados Unidos, o Google criou um site dedicado com todas as informações do card (em inglês) e a página do buscador mostra o local mais perto para atendimento de pacientes com sintomas, como clínicas e hospitais.

O Google decidiu criar o card de alerta após perceber um crescimento nas buscas sobre a doença, depois de a OMS declarar pandemia. Para efeito de comparação, as buscas por coronavírus passaram a ser as mais populares.

Cisco

A Cisco disponibilizou US$ 210 milhões em produtos para apoiar os times globais que combatem o Covid-19, como a OMS, além de US$ 8 milhões em dinheiro. Outra ação da companhia dirigida por Chuck Robbins busca criar um programa de assistência financeira a pessoas da região do Vale do Silício.

Amazon, Alibaba e Apple

Em ações mais voltadas ao front de batalha contra a doença, a Amazon confirmou que fará o delivery de testes do coronavírus na região de sua sede, Seattle. Por sua vez, o fundador do Alibaba, Jack Ma, está fazendo um esforço para levar máscaras de proteção, kits de testes e respiradores para países na África, Ásia, Oriente Médio e América Latina. Para 24 países latino-americanos, incluindo o Brasil, Ma confirmou o envio de 2 milhões de máscaras, 400 mil testes e 104 respiradores. E o CEO da Apple, Tim Cook, também confirmou a doação de milhões de máscaras para Europa e Estados Unidos.