A Visa se prepara para lançar o piloto da solução de comércio com auxílio de agentes de inteligência artificial generativa, a Visa Intelligent Commerce, nos Estados Unidos. Apresentado em abril deste ano, o programa oferece infraestrutura e ferramentas que os desenvolvedores precisam para criar experiências ágeis, fluidas e confiáveis no comércio agêntico para clientes, parceiros e consumidores.
De acordo com a empresa de cartões, o MCP (Model Context Protocol) Server para o Visa Intelligent Commerce permite a conexão com as APIs do programa, o que possibilita a interação com segurança e consistência de agentes de IA e LLMs com a rede da Visa.
Entre os principais benefícios para os desenvolvedores estão:
- Camada de integração pronta para acesso seguro às capacidades da Visa: sem necessidade de codificar manualmente cada chamada de API ou gerenciar fluxos complexos de autenticação;
- Desenvolvimento muito mais rápido: da ideia ao protótipo funcional em horas, em vez de dias ou semanas;
- Maior alcance e flexibilidade: agentes de IA podem interpretar solicitações dos usuários e aplicar dinamicamente as APIs da Visa em novos contextos, criando experiências de comércio totalmente novas.
O piloto do Visa Acceptance Agent Toolkit, construído sobre o MCP Server, permite que desenvolvedores e usuários não técnicos possam trabalhar com agentes de IA sem precisar de codificação.
A ferramenta possui fluxos de trabalho pré-construídos para tarefas comerciais importantes, como faturamento de aceitação e pagamento via link; comandos em linguagem natural, permitindo que usuários técnicos e não técnicos possam acionar ações com instruções simples, sem precisar escrever códigos de programação.
O Toolkit está disponível como pacote auto-hospedado e cada ação é gerenciada por meio do ambiente seguro do MCP Server.
Todas as políticas e controles de acesso baseados em função são aplicados por padrão.
O piloto do Visa Intelligent Commerce permite a exploração de novos casos de uso B2B e B2C, acelera capacidades da rede Visa e oferece aos desenvolvedores mais formas de criar soluções seguras e impactantes na era do comércio centrado em IA.
A Visa confirmou, no fim de agosto, durante o Super Bots Experience 2025, evento organizado por Mobile Time, que começará em breve os testes no Brasil da Visa Intelligent Commerce. De acordo com Valter Andrade, head de IA e dados da bandeira, os testes começaram em novembro com bancos emissores, mas apenas nos EUA.