O Grupo O Boticário lançou uma assistente de inteligência artificial (IA) para o aplicativo de e-commerce. Só no primeiro mês, a assistente apresentou um aumento de 46% em conversão de vendas, o que se reflete também no valor das transações, já que o tíquete médio dos consumidores que usam a assistente virtual é 7,4% superior ao dos que não a utilizam.
A ferramenta usa a tecnologia Amazon Bedrock Agents, da AWS, conectada ao e-commerce, e busca resolver um dos maiores desafios do comércio digital: a personalização e a conexão humana na experiência de compra do consumidor, como afirma a empresa.
A proposta é que a IA auxilie, de forma fluida e natural, o cliente a encontrar o produto perfeito. A proposta da assistente virtual é ir além dos chatbots tradicionais ao interagir 100% em linguagem natural, integrando o portfólio de produtos, como se o usuário estivesse interagindo com uma consultora de beleza.
Capaz de entender o contexto, a IA do Boticário sugere produtos com base nas características do cliente e é capaz de explicar os detalhes dos itens da marca. A funcionalidade identifica o perfil e ajusta as sugestões. Além de recomendações, é possível usar a tecnologia para consultar preços, verificar o status de pedidos e informar sobre o programa de fidelidade Beautybox, finalizando a jornada com a adição dos itens à sacola de compras.
Integrada às APIs do e-commerce de O Boticário, a assistente opera com acesso a informações em tempo real sob sólidas medidas de segurança, precisão e integridade, garantindo a confidencialidade e a privacidade dos dados.
A IA foi desenvolvida para conectar pontos durante a conversa de forma integrada ao ecossistema de beleza do Grupo Boticário, permitindo a compreensão do contexto, a intenção e as nuances da interação, oferecendo recomendações e respostas muito mais ricas e assertivas do que os chatbots tradicionais, que geralmente seguem árvores de decisão.
A assistente do app O Boticário foi treinada com base no modelo de atendimento proprietário do Grupo Boticário, para replicar a experiência das lojas físicas no ambiente virtual.
A empresa já mira em atualizações e o próximo passo é possibilitar que conversas em áudio com a IA, buscando ampliar a acessibilidade do aplicativo da marca.
Foto no alto: divulgação