Países membros do Mercosul aprovaram, nesta quinta-feira, 18, a Declaração de Altas Autoridades sobre Identificação Digital no Mercosul. O documento reafirma o compromisso de acelerar os trabalhos sobre o reconhecimento mútuo de meios de autenticação e identificação digital entre os Estados membros.

Vale lembrar que desde outubro de 2024, brasileiros podem usar o mecanismo de autenticação do Gov.br para acessar serviços específicos do governo uruguaio.

Outra parte dessa integração foi concluída, agora possibilitando que os uruguaios consigam acessar a plataforma do governo brasileiro com a identificação digital uruguaia. Para isso, será necessário ter uma conta avançada na plataforma uruguaia, que equivalente a ter uma conta Ouro no Gov.br. A categoria possui um alto nível de segurança e confiabilidade.

A aprovação da declaração é um primeiro passo para ampliar o projeto piloto entre Brasil e Uruguai para os demais países do Mercosul, pois formaliza o apoio dos membros à expansão da iniciativa.

Identidade digital

A identidade digital faz parte de um conjunto de funcionalidades, atributos e serviços que permitem confirmar uma pessoa durante uma transação digital, de forma confiável e segura.

A cooperação com o Uruguai está alinhada e tem ligação com o chamado Cidadão Digital Regional, voltado para todo o continente americano. O projeto de integração de identidades digitais está centrada na América Latina e Caribe, é liderado pela Rede Interamericana de Governo Digital (Rede GEALC) e está sendo financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, pelo Banco Mundial e pelo Fundo para Desenvolvimento de Infraestrutura Pública Digital (Co-Develop).

A iniciativa é um esforço de integração regional, uma prioridade da política externa do Brasil. O Gov.br é uma referência no continente, com 170 milhões de usuários ativos, que acessam mais de 4,6 mil serviços digitais federais e outros 8 mil serviços estaduais e municipais. Além disso, a cooperação digital como política externa regional se integra aos esforços do governo em ampliar a digitalização de serviços públicos.

Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!