A Associação Libra, entidade responsável pela criação da Libra, criptomoeda que será lançada pelo Facebook em parceria com diversos players do setor financeiro internacional, tem em seus planos o desenvolvimento de um novo padrão aberto de identificação digital. Ainda não foram fornecidos detalhes sobre como ele funcionaria, e a proposta passou despercebida pela maioria das matérias publicadas sobre a Libra na semana passada. Ela está mencionada em um breve parágrafo no extenso documento divulgado pela associação sobre o projeto de criação da criptomoeda. Foi dito apenas o seguinte: “Uma outra meta da associação é desenvolver e promover um padrão aberto de identidade. Acreditamos que uma identidade digital portável e descentralizada é um pré-requisito para a inclusão financeira e para a competição”.

Análise

Como a Libra pretende atender ao público desbancarizado de mercados emergentes com transações através do telefone celular, o novo padrão de identificação precisará usar o telefone móvel como interface. O próprio número celular poderia servir para essa finalidade, seja com apoio das operadoras móveis, via Mobile Connect (iniciativa de identificação das operadoras móveis), ou de maneira over the top, como fazem apps de mensageria como WhatsApp e Telegram. Vale lembrar que há pelo menos uma operadora móvel entre seus membros fundadores, a Vodafone. Tecnologias de biometria através dos celulares também poderiam ser adotadas pela Libra agora que estão se popularizando, como leitor de digital ou reconhecimento facial. Provavelmente a Associação Libra buscará uma solução que garanta autonomia e independência no processo de identificação. Além disso, a solução precisará ser leve, para rodar em aparelhos de gama baixa e em redes congestionadas de mercados emergentes, e operar de forma descentralizada, possivelmente usando blockchain.

Mobi-ID

Mobile Time realizará em 25 de novembro a segunda edição do Mobi-ID, seminário dedicado a tecnologias de identificação e autenticação digitais através do celular. Uma primeira versão da agenda será divulgada em meados de setembro. Mais informações estão disponíveis em www.mobi-id.com,br, ou [email protected], ou através do telefone 11-3138-4619.