Antes da Alcatel-Lucent se tornar uma empresa global de telecomunicações e fundida, ela carrega raízes que abrangem dois continentes e duas companhias consideradas pioneiras no setor: La Compagnie Générale d’Electricité (CGE) e a Western Electric Manufacturing Company.

Em 1869, foi fundada uma pequena empresa de manufatura com sede em Cleveland, nos Estados Unidos, chamada Western Electric. Após uma década, em 1880, se deslocou para Chicago e se tornou uma das maiores empresas de fabricação elétrica no País. A companhia ficou mais conhecida por sua produção variada de equipamentos elétricos, como as primeiras máquinas de escrever comerciais do mundo, equipamentos telegráficos e equipamentos elétricos feitos por Thomas Edison. A empresa telefônica americana Bell – precursora da AT&T –, em 1881, adquiriu o controle acionário da empresa americana de fabricação elétrica e, assim, tornou-a desenvolvedora e fabricante exclusiva de seus equipamentos. 

Em paralelo, a La Compagnie Générale d’Electricité (CGE), formada em 1898 para competir com AEG, Siemens e General Electric, se tornaria uma das grandes companhias em comunicação digital e também seria conhecida por produzir os trens de alta velocidade “TGV” (train à grande vitesse) na França. Tinha sede na região da Alsácia e era um conglomerado industrial envolvido em várias atividades, como eletricidade, transporte, eletrônica e telecomunicações.

Após a virada do século, em meados da década de 1920, a Western Electric vendeu sua subsidiária para a ITT Corporation. A CGE, por sua vez, já nos anos 1980, comprou a parte de telecomunicações da ITT, mudando o nome do grupo para Alcatel Alsthom. Depois de quatro anos, a AT&T decidiu afastar suas companhias telefônicas locais Bell. Sinal desta desapropriação, uma nova unidade chamada AT&T Technologies, e que mais tarde se tornaria Lucent Technologies, assumiu o estatuto da Western Electric.

Alcatel One Touch 535, parte frontal (lançado em julho de 2003). Imagem: Reprodução.

Em abril de 1996, a AT&T anunciou o lançamento da empresa Lucent Technologies e, em setembro do mesmo ano, sua cisão foi concluída quando a fundadora distribuiu as ações da Lucent aos acionistas da empresa. A Alcatel Alsthom, por outro lado, em 1998, escolheu se concentrar somente na indústria das telecomunicações – desmembrando as suas atividades na Alsthom e mudando o nome da empresa para Alcatel.

Em 2006, a Alcatel e a Lucent Technologies anunciaram planos de fusão, ao enfrentar uma indústria com intensa concorrência e em um período em que as operadoras estavam se consolidando.