Fundada em 25 de setembro de 1928, em Illinois, nos Estados Unidos, a Motorola foi uma empresa que fabricou uma série de equipamentos, mas obteve destaque na produção e venda de aparelhos celulares muitos anos depois. A companhia produziu aparelhos domésticos e equipamentos de rede até chegar aos celulares e tablets.

Inicialmente, a Motorola, batizada como Galvin Manufacturing Corporation, era especializada na fabricação de eliminadores de bateria, ou seja, equipamentos destinados a rádios à bateria de modo que eles pudessem também funcionar com eletricidade. Em 1944, passou a produzir rádios transmissores para taxistas, o primeiro sistema de comunicações FM comercial dos Estados Unidos.

Em 1973, a empresa lançou um dispositivo móvel para comunicações destinado ao consumo pessoal, o telefone celular. Anos depois, em 1977, foi colocado em teste um sistema radiotelefônico chamado de “celular”, inaugurando um importante capítulo na história da empresa.

A Motorola chegou no Brasil em 1971 e, décadas depois, entre 2004 e 2007, dominou a escolha do consumidor por telefones celulares – época em que o acesso aos aparelhos se tornou mais “democrático”.

Diferente da Nokia, conhecida pelos tijolões, a Motorola se destacou pelos aparelhos “flip” e um dos destaques mais amados da fabricante no país foi o modelo V3, conhecido por suas múltiplas cores, parceria com marca Dolce & Gabbana e muito desejado como item fashion.

Queda em lucro

No período de 2007 a 2009, a empresa perdeu US$ 4,3 bilhões, o que levou a divisão da operação entre a Motorola Mobility e a Motorola Solutions, em 2011, esta última é vista como a sucessora direta da Motorola.

A Motorola Mobility, divisão de celulares e outros aparelhos móveis, foi comprada pelo Google em 2013, por US$ 12,5 bilhões, e, dois anos depois, foi adquirida pela Lenovo por US$ 2,91 bilhões. Na época, a Motorola só perdia para a Apple e Samsung entre as fabricantes

Antes da compra da Motorola, a Lenovo já atuava no mercado de smartphones e tablets, mas era tida como principiante. A empresa passou a fabricar smartphones em 2012, cinco anos após o lançamento do iPhone. Em 2013, a Lenovo vendeu uma nova linha de smartphones e tablets no Brasil em parceria com a marca CCE.

O ano de 2015 foi marcado pela geração de smartphones do Moto G3, Moto X Play, Moto X Style e o Moto X Force, com sua tela “inquebrável”. No ano seguinte, chegou no mercado o Moto G4 com três variações: Moto G4; Moto G4 Plus, com leitor de impressões digitais, e Moto G4 Play, o mais simples da família G. No mesmo ano foi lançado, ainda, a linha Z (Moto Z, Moto Z Force, Moto Z Play).

Atualmente, a Motorola-Lenovo se concentra nas linhas moto e Razr e segue como uma das escolhas brasileiras na hora de escolher um aparelho. Aproveitando a onda de nostalgia que tomou conta dos consumidores, a marca escolheu a rota de “remixar” os clássicos e repaginou seu famoso flip Razr, mantendo a agora obrigatória tela touchscreen.

 

A linha Razr é uma releitura dos clássicos flips da Motorola Foto: Divulgação

 

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