Ela é um “a” diferenciado, caprichosamente cercado por uma espécie de redemoinho. Nas redes sociais, cumpre a função de mencionar pessoas, mas também conecta nomes de usuários a servidores de e-mails. A @ (arroba) passa despercebida no dia a dia, mas é natural associá-la ao avanço da web. Só que ela não surgiu por aí, na verdade, já era usada há séculos.

A origem do símbolo não é unânime. Há quem defenda que a arroba tenha sido criada no século VI ou VII como uma abreviação para “ad”, que no latim significa “até” ou “para”, enquanto outros apontam que o símbolo passou a representar o próprio “a” em documentos comerciais.

O objetivo da substituição seria economizar tinta e papel, itens caros na época. Embora, convenhamos, não parece ter sido uma solução tão efetiva. O processo foi aplicado a outros símbolos e até palavras, como o til (~) que substituiu as letras “m” e “n”, após vogal.

Em uma carta datada de 1536, um comerciante italiano usou a arroba para representar uma unidade de medida para contar vinhos, como abreviação de ânfora. O documento é o primeiro exemplo de uso do símbolo como nos moldes modernos, embora em 1375, em um manuscrito búlgaro, a @ aparecesse ali também.

Um símbolo de nomes diferentes

No século XIX, na Catalunha, Espanha, o comércio e a indústria local tinham como referência a Inglaterra. Por essa razão, os espanhóis começaram a ser adeptos do símbolo para representar a unidade de medida arroba, usada para calcular o peso. Naquele tempo, os fardos desembarcados costumavam medir uma arroba, o que explica a associação. Por aqui, a adoção até hoje é semelhante à espanhola, com a arroba sendo bastante utilizada na pecuária.

Pelo mundo, o símbolo tem nomes divertidos, como “caracol” na Itália, “macaco” na Eslováquia, “tromba de elefante” na Suécia, “ratinho” na China e “cachorrinho” na Armênia. Em inglês é chamado de “at”, que em tradução livre seria “em”, com a função de apontar o lugar, o que explica o fato de a arroba ter ido parar nos e-mails.

S@lto dentro da tecnologia

A partir dos anos de 1800, a arroba começou a ser incluída nas máquinas de escrever. O período marca o início da popularização do símbolo, que passou a estar presente em diversos tipos de teclados. Neste interim, ainda ganhou espaço nos livros de contabilidade, principalmente. Mas seu divisor de águas foi em 1971.

Naquele ano, Raymond Tomlinson usou a @ no e-mail pela primeira vez, quando era engenheiro da BBN Technologies. Foi ali que ele conseguiu enviar uma mensagem de um computador para outro, usando o protocolo da ARPANET, rede do governo americano que estabeleceu as referências da internet. A inclusão de @ no e-mail teve como propósito unir o nome do usuário ao servidor, criando o endereço tomlinson@bbn-tenexa e foi um marco para o símbolo.

A chegada dos celulares só trouxe mais importância para a arroba, especialmente com a chegada dos teclados QWERTY e touchscreen, além da popularização das redes móveis. Em 2010, a arroba virou peça do acervo de design do Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova Iorque. Hoje, além do uso assíduo das redes sociais dos e-mails, o símbolo também é utilizado em linguagens de programação.

Ilustração produzida por Karina Merli com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!