A geração Z elevou a moda e tecnologias dos anos 2000 ao status de vintage, nomeou a estética da década de “y2k”, disseminou pela sua rede social preferida (o TikTok) e deu um brilho especial a um favorito da época: o Motorola RAZR V3.

Lançado em julho de 2004, o V3 faz 21 anos de lançamento este mês. Com um design moderno, o aparelho flip revolucionou o mercado de celulares influenciando uma série de lançamentos da marca nos anos seguintes.

O teclado era desenhado a laser, de espessura fina para os padrões da época. Pesava 95 gramas e tinha 98 mm de comprimento, 53 mm de largura e somente 14 mm de espessura, um imenso passo em relação aos “tijolões” da época. O aparelho trouxe a novidade de duas telas, uma externa e uma interna, bem como câmera VGA (Video Graphics Array) com zoom digital.

O modelo foi um sucesso de vendas, com mais de 130 milhões de unidades comercializadas. Nos Estados Unidos, entre o ano de lançamento e 2008, se manteve no posto de mais vendido. E ao longo dos anos seguintes ganhou variações (V3i e V3x, por exemplo) e inspirou novos modelos.

Muito antes dos iPhones, o V3 foi um dos primeiros aparelhos que exalava estilo e teve diversas versões, com todas as cores possíveis, inclusive com edição especial lançada junto da marca Dolce & Gabbana na cor dourada e outra cor de rosa junto com a tenista Maria Sharapova.

Inicialmente, o V3 seria feito em menor escala, como uma espécie de artigo de luxo no catálogo da Motorola. Para se ter uma ideia, o lançamento do produto ocorreu no Arken Museu de Arte Moderna em Copenhague, na Dinamarca, e jornalistas de moda, e não de tecnologia, foram convidados para a cobertura.

“Este foi o primeiro aparelho que foi uma ferramenta de comunicação para um produto de consumo fashion”, declarou o chefe de design da Motorola, Jim Wicks, na época.

O aparelho se estabeleceu como ícone na cultura pop e chegou a ser distribuído como brinde na cerimônia do Oscar de 2005. Foi o celular usado pelo espião Jason Bourne (interpretado por Matt Damon) no cinema e de Mia Collucci na novela mexicana Rebelde e virou até peça no jogo de tabuleiro Monopoly.

O V3 teve suas “evoluções”: o V8 e o V9, que tiveram inspiração no modelo de sucesso, mas em versões mais compactas. Pensando no saudosismo pelos modelos flip, a Motorola lançou, em 2019, uma versão mais “geração Z” do V3: a linha Razr.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!