“O Nokia N93 marca uma nova era no mercado de filmadoras digitais”. Foi assim que Anssi Vanjoki, então vice-presidente executivo e gerente geral de multimídia da Nokia, apresentou o dispositivo móvel em abril de 2006. O celular era uma grande aposta – com preço inicial de venda de aproximadamente 550 euros –, já que foi um dos primeiros aparelhos da marca a oferecer suporte a múltiplos formatos de áudio e vídeo, podendo se tornar uma filmadora digital, telefone e ter comunicação via Internet. Ele não era um aparelho comum – tanto por seu formato, quanto por suas funções.

A começar com a câmera de 3,2 MP, que tinha zoom óptico de 3x e zoom digital de até 20x, além de foco automático e modo close-up. O produto possuía uma barra de ferramentas de câmera que mostrava todos os recursos de captura disponíveis, desde valor de exposição até tons de cores e equilíbrio de branco. Além disso, o aparelho também contava com teclas dedicadas para obturador, zoom e flash e também uma tecla de modo de câmera que permitia alternar facilmente entre a captura de imagem e vídeo.

O celular Nokia N93. Imagem: Reprodução.

O Nokia N93 também oferecia uma experiência de vídeo VGA com gravação de áudio estéreo e estabilização digital, e filmagens sem trepidações com gravações de vídeos de até 30 quadros por segundo. Suportava também vários formatos de áudio, como MP3, AAC, WMA e WAV, e formatos de vídeo como MPEG4, H.263 e H.264.

Com um display QVGA de 2,4 polegadas, era possível desdobrar e girar a tela principal – que tinha o objetivo de gravar vídeos e fotos usando o aparelho como visor em tela cheia. O celular inteligente tinha tamanho médio e pesava 180 gramas. Tinha memória interna de 50 MB, que poderia ser expandida com um cartão de memória microSD de até 2 GB, além de ter tecnologia Bluetooth, Wi-Fi e GPS integrados.

Funcionava em redes Wi-Fi, 2G e 3G. Era possível fazer chamadas de vídeo com viva-voz. 

Foi um aparelho versátil, que oferecia recursos avançados para a época ao tirar fotos e realizar filmagens, podendo também baixar e instalar apps e jogos Java, para o usuário personalizar o telefone de acordo com suas necessidades.