O Android Market nasceu ainda em 2008, poucos meses depois dos primeiros celulares Android serem lançados ao mercado – em agosto do mesmo ano. Tratava-se da loja de aplicativos do Google, aquela que conhecemos nos dias atuais por Google Play. Na estreia, um dos poucos aplicativos na loja disponível era o jogo Snake, conhecido no Brasil como o “jogo da cobrinha“.

Logo do Android Market. Imagem: Google/Reprodução.

Esta marca permaneceu por cinco anos, sendo substituída posteriormente, em 2012, pela marca Play Store, que mais tarde foi renomeada para Google Play. A mudança de nome foi necessária para acompanhar a nova estratégia do Google de oferecer produtos que vão além dos celulares Android e estão em outras plataformas, como computadores e Smart TVs, por exemplo.

Ainda no ano da mudança para Play Store, a loja centralizava somente duas categorias: Google Music (depois rebatizado de Play Música), o serviço de distribuição digital de músicas do Google, e Google eBookstore (depois, Play Livros), a loja de e-books da empresa. Google Play Filmes e o Play Banca, por exemplo, foram outros segmentos incorporados ao longo dos últimos anos.

Em março, foi ampliado o tamanho máximo permitido de um aplicativo, dando aos desenvolvedores um total de 4 gigabytes. Nos anos seguintes, a loja foi expandida, sendo um dos grandes serviços de distribuição digital de aplicativos, jogos, filmes, programas de televisão, músicas e livros – rival da App Store, do sistema operacional iOS.