O Android Market, o Google Music e o Google eBookstore vão virar uma coisa só: a Google Play, uma loja única de conteúdo digital multimídia, com apps, músicas, filmes e livros. Os usuários de smartphones Android perceberão a mudança gradativamente ao longo dos próximos dias, ao redor do mundo. O Google Play é também um serviço de backup de músicas na nuvem: cada usuário poderá guardar até 20 mil faixas.

Na web, o site está disponível no endereço play.google.com. O sistema já está traduzido para português e apresenta automaticamente toda a biblioteca de apps baixados pelo usuário de Android, depois de inserida a sua conta no Google. É possível comprar apps pela web e ordenar a instalação remota em seu dispositivo móvel.

Para promover o lançamento, o Google está oferecendo uma série de conteúdos com descontos. Por exemplo, o jogo "Where's my water"; o premiado livro "Extremely loud, incredibly close", de Jonathan Safran Foer; e o filme "Puncture" estão sendo vendidos por apenas US$ 0,25 cada.

Análise

A junção de música, vídeos, apps e livros em uma única loja era algo que precisava acontecer mais cedo ou mais tarde. Na Apple, a separação entre iTunes e App Store nunca foi bem compreendida pelos usuários. Talvez a segmentação fizesse sentido quando do surgimento do conceito de "app móvel", que ainda precisava ser digerido pelos consumidores. Mas hoje em dia isso já está resolvido. Não seria surpresa alguma se a Apple juntasse também as duas lojas em uma próxima versão de seu sistema operacional.

O anúncio do Google Play foi feito na noite da última terça-feira, 6, na véspera do lançamento do iPad3. Parece uma tentativa de tirar um pouco dos holofotes que estavam voltados sobre a rival.