Antes da virada do milênio, em 1999, o CEO da gigante de tecnologia americana Apple, Steve Jobs, imaginou um produto que pudesse ter uma tela sensível ao toque, em que o usuário conseguisse interagir com os dedos, em vez de usar uma caneta – na época, era uma ferramenta bastante comum, incluindo o Newton da própria marca, lançado em 1993.

Já em 2005, sendo um projeto paralelo da empresa, o executivo recrutou um grupo de engenheiros da Apple para investigar a ideia de uma tecnologia que era muito nova e avançada para o período – a tela multitoque de tripla camada, que acabou contribuindo para a remoção do teclado físico e do mouse. Depois que Jobs analisou o protótipo, ele percebeu que o projeto – chamado de “Project Purple 2” – tinha potencial para desenvolver o conceito em um telefone celular para competir com marcas já estabelecidas dentro do mercado de telefones com tela sensível ao toque.

A partir de uma colaboração secreta que se seguiu até o anúncio oficial, a Apple criou o dispositivo com a Cingular Wireless, agora parte da AT&T. O custo para o desenvolvimento entre as empresas foi estimado em US$ 150 milhões ao longo de um período de 30 meses. 

A apresentação do iPhone pela primeira vez feito na Macworld Conference & Expo, realizada em Moscone West, em São Francisco, pelo Steve Jobs. Imagem: Reprodução.

Em 8 de janeiro de 2007, o Steve Jobs apresentou o iPhone pela primeira vez. Em um discurso feito na Macworld Conference & Expo, realizada em Moscone West, em São Francisco, Jobs disse: “Este é um dia pelo qual estou ansioso há dois anos e meio” e que “hoje, a Apple vai reinventar o telefone”. 

Faltando seis semanas para o lançamento do celular, a tela que seria de plástico foi substituída por vidro, depois que Jobs ficou chateado com o fato de a tela do protótipo que ele carregava no bolso ter sido arranhada por causa de suas chaves.

O iPhone foi lançado no dia 29 de junho de 2007 nos Estados Unidos, onde centenas de pessoas formaram filas fora da loja da Apple e da AT&T dias antes do início das vendas. Posteriormente, foi disponibilizado também no Reino Unido, França e Alemanha em novembro de 2007, e na Irlanda e Áustria, no terceiro trimestre de 2008.

Aparelho

O design do iPhone, conhecido como iPhone 2G, foi centrado em torno de uma tela touchscreen de 3,5 polegadas, uma das maiores do mercado daquele momento, que oferecia uma resolução de 320 x 480 pixels. Com 115 milímetros de altura, 61 milímetros de largura e 11,6 milímetros de espessura, o celular da primeira geração da Apple foi o único modelo não disponível em várias cores.

Pesava 135 gramas e tinha 4 GB ou 8 GB de armazenamento e memória flash interna – a versão com 16 GB foi lançado somente em fevereiro de 2008. Possuía um processador Samsung de 412 MHz e 128 MB de RAM; a bateria era de 1.400 mAh; e a câmera traseira tinha resolução de 2 megapixels.

Inicialmente, o sistema operacional do iPhone era o iOS 1.0. Tinha conectividade 2G (GSM) e contava também com Wi-Fi e Bluetooth 2.0.

Repercussão

Após dois meses do início das vendas, a popularidade do iPhone 2G se consolidou depois da empresa alcançar a marca de 1 milhão de dispositivos vendidos. Em outubro de 2007, o iPhone era o quarto aparelho mais vendido nos Estados Unidos, atrás do Motorola RAZR V3, do LG Chocolate e do LG VX8300. Em janeiro do ano seguinte, 4 milhões de aparelhos foram vendidos. Em contraposição aos Estados Unidos, as vendas na Europa foram lentas.

Na época, o colunista de tecnologia do Wall Street Journal, Walt Mossberg, concluiu que “apesar de algumas falhas e omissões de recursos, o iPhone é, em geral, um belo avanço para computadores de bolso”. A Time Magazine o nomeou como a “Invenção do Ano” em 2007. E o The Register apontou como um “fracasso” em relação às vendas no continente europeu.

Em 15 de julho de 2008, o iPhone 2G foi descontinuado, atingindo um volume total de vendas de 6,12 milhões de unidades.