Lançado em 2009, o Just Dance tornou-se uma das franquias de jogos mais longevas e de sucesso do mundo dos games, com mais de 30 edições lançadas e 90 milhões de cópias vendidas – segundo dados da Ubisoft em 2024. Ao longo de quase 20 anos de estrada, o jogo evoluiu do 2D para o 3D e foi dos consoles de videogames para os celulares.

O Just Dance foi criado pelos franceses Alkis Argyriadis e Véronique Halbrey, que se inspiraram em outro jogo: o Raving Rabbids TV Party (2008, disponível para Nintendo Wii), cuja proposta era bastante semelhante ao Just Dance, com o jogador devendo imitar os movimentos de dança dos Rabbidds – basicamente bonequinhos de palito – usando o Wii Remote ou o Nunchuck.

Matthew Tomkinson, diretor criativo da Ubisoft, brinca que eles mudaram um pouco de formato no Just Dance. “São menores e ficam no canto direito da tela”, em menção aos avatares que indicam o passo a passo das músicas. Já o nome do game teve uma inspiração bem musical: a música “Just Dance” da cantora pop Lady Gaga. 

Muita cor e muita diversidade

Com o tempo, o game também foi diversificando os seus treinadores (nome dado aos dançarinos projetados no jogo) e, hoje, há uma pluralidade de corpos e figurinos. “Queremos mostrar às crianças, aos pais, independentemente da idade, da cor da pele, da silhueta. Está ligado à música em si; a diversidade está no cerne da essência da música”, explicou o chefe de música do jogo, Alkis Argyriadis, em entrevista à Ubisoft, na comemoração dos 15 anos do game, em 2024.

Além disso, o jogo ganhou diferentes níveis de dificuldade. Para desenvolvê-los, o game conta com uma equipe responsável por criar as coreografias e é a partir da filmagem de dançarinos que os desenhos ganham vida. No processo, os adereços, roupas e maquiagens são os mesmos e, na maioria dos casos, a pele é pintada de branco – com algumas raras exceções.

Em toda a sua história, o jogo mostrou-se adepto a cores bem vibrantes e à moda. Não por acaso, o estúdio onde é desenvolvido fica em Paris, na França, onde tudo é criado do zero, como roupas, adereços e fundos de cena.

Ainda no âmbito da criatividade, durante as edições 2023 e 2025, o Just Dance teve uma lore (história ou enredo) por trás das coreografias e interações entre os dançarinos, com o Dance Verse.

Nos smartphones

Em 2014, a Ubisoft deu início à versão para celulares: o Just Dance Now (Android, iOS). Na época, em entrevista à AFP, o diretor técnico da Massive Entertainment (subsidiária da Ubisoft e desenvolvedora do jogo), Bjorn Tornqvist, disse que o objetivo era fazer o game ter alcance global. De fato, a mudança foi importante, já que dispensou a necessidade de ter um videogame e um console de movimento para poder jogar.

Hoje, as funções funcionam em aplicativos diferentes. O Just Dance Now continua com a ideia de ser um videogame, enquanto o Controller faz jus ao nome, sendo o sensor de movimento.

Tanto a primeira versão como a atual funcionam apenas conectadas à internet. Elas possuem versões gratuitas (com anúncios e uma variedade musical menor), mas também oferece as pagas: o plano de assinatura ou o chamado passe VIP, que concede acesso ilimitado por determinado período, podendo ser de 24 horas a um ano.

Linha do tempo

  • 2009: lançamento do Just Dance no Wii;
  • 2010-2011: segunda e terceira edições têm novos recursos e modos de jogo, sendo também disponibilizada para o Xbox 360 e o PS3;
  • 2014: lançamento do Just Dance Now para celulares e do Just Dance 2015;
  • 2015-2018: junto com o Just Dance 2016, a Ubisoft lança o Unlimited, serviço de streaming em que jogadores têm acesso a um catálogo de músicas;
  • 2019: jogo chega à sua última versão para o Wii, o Just Dance 2020;
  • 2020-2023: novas versões chegam para o PS5, Xbox Series X|S. Em 2023, anunciam o plano JustDance+, em que o portfólio das músicas vai crescendo. Além disso, a Ubisoft anuncia o modo câmera para o sistema iOS, em que com o celular na horizontal, o game faz a leitura dos movimentos do jogador.
  • 2024: são lançados o Just Dance 2025 e o Just Dance VR: Welcome do Dancity – versão focada em realidade virtual.
  • 2025: Just Dance 2026 chega com o modo câmera oficialmente disponível para todos dispositivos.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!