“Quem um dia irá dizer que não existe razão/Nas coisas feitas pelo coração/E quem me irá dizer que não existe razão?” A música Eduardo e Mônica, do grupo Legião Urbana, levou à loucura muitos jovens em 1986, ano de seu lançamento. A canção-novela de quatro minutos e trinta segundos, que conta a história de um casal de personalidades bem diferentes, voltou a se tornar hit com a propaganda da Vivo, 25 anos depois, em 2011. A campanha, criada pela agência África, tinha como mote o posicionamento da marca ‘O amor nos conecta’ e foi lançada nas telas de cinema e televisão de todo o país.

Em poucos dias, ela foi visualizada por 3 milhões de pessoas só no YouTube. Um sucesso.

O único “porém” foi que, 11 anos antes, a ATL, uma das operadoras regionais que depois se tornou Claro, já havia usado a mesma canção em sua propaganda e, naturalmente, as semelhanças não paravam na música de fundo.

Na época de lançamento da propaganda da Vivo foi um quiproquó. Tanto a África quanto a Vivo teriam consultado a EMI, gravadora da banda, para saber se a música já tinha servido de comercial para alguma empresa e se os direitos estavam reservados. A Vivo afirmou na época que foram feitas várias pesquisas e nenhuma acusou o uso de Eduardo e Mônica. Segundo a operadora, a propaganda da ATL foi veiculada somente no estado do Espírito Santo.

A Vivo ressaltou que foi a única a adquirir os direitos autorais e fonográficos de Eduardo e Mônica. E toda a produção do vídeo foi realizada em conjunto com a família de Renato Russo.

Semelhanças e diferenças das campanhas usando Eduardo e Mônica

As campanhas tinham as suas semelhanças: em ambas o casal se encontra graças a seus celulares e se comunica por eles sempre que estão distantes. Mas, a propaganda da ATL era bem mais curta – cerca de um minuto – trechos da música eram cantados por uma voz feminina e, no meio, uma voz masculina em off dava os valores dos telefones. Já a propaganda da Vivo usava toda a música.

“Se você também encontrou um amor de verdade, não saia de perto dele. Compre um ATL novo de presente. Você leva um celular com um perfil que você escolher por R$ 199 e fala em todo o Brasil com qualidade digital.” E no fim, repete: “Escolha o perfil e leve seu ATL por R$ 199”.

 

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!