A empresa sueca de tecnologia especializada em equipamentos de telecomunicações, atualmente conhecida como Ericsson, foi fundada em 1876, por Lars Magnus Ericsson. Ele trabalhou para uma empresa que fabricava equipamentos telegráficos para a agência governamental sueca Telegrafverket e, em 1876, aos 30 anos, abriu uma oficina de conserto de telégrafos com o apoio de seu amigo Carl Johan Andersson, no centro de Estocolmo. Dois anos depois de sua criação, a companhia passou a oferecer telefones e quadros elétricos para a primeira empresa de telecomunicações na Suécia, a Stockholms Allmänna Telefonaktiebolag.

No final da década de 1890, a produção crescia e o mercado sueco parecia estar atingindo o seu limite. Então, a Ericsson expandiu-se para os mercados estrangeiros. O Reino Unido (Ericsson Telephones Ltd.) e a Rússia foram os primeiros, onde as fábricas foram posteriormente estabelecidas para melhorar as possibilidades de obtenção de contratos locais e aumentar a produção da fábrica sueca.

No Reino Unido, a National Telephone Company era um de seus clientes mais importantes. Em 1897, vendeu 28% da produção no País. Os países nórdicos também foram clientes da Ericsson, que foram encorajados pelo crescimento dos serviços telefônicos na Suécia. Depois dos países europeus, a Austrália e a Nova Zelândia, eram os maiores mercados da empresa.

Apesar do sucesso em outros lugares, a Ericsson não realizou vendas significativas nos Estados Unidos, resultando na venda de seus negócios no País. As vendas no México levaram a entrada da marca nos países sul-americanos. A África do Sul e a China também geraram vendas significativas. Em relação ao Brasil, a Ericsson se estabeleceu no País em 1924, mas a relação começou antes, ainda em 1877, quando a companhia instalou o primeiro telefone fixo em território nacional a pedido do então imperador Dom Pedro II.

Em 1896, a Ericsson já tinha se tornado uma grande empresa com mais de 500 funcionários e produzido mais de 100 mil telefones. Com a empresa tendo se tornado multinacional, o fundador Lars Ericsson deixou a empresa em 1901.

Em 1956, a Ericsson desenvolveu seu primeiro telefone móvel, pesando nada menos que 40 quilos, feito para ser instalado em carros. Dois anos antes, tinha sido lançado o Ericofon – um telefone sueco. Em 1987, somente, a empresa lançaria seu primeiro celular em um formato portátil. Lançou também um dos primeiros telefones viva-voz do mundo na década de 1960.

Além disso, a empresa é creditada por inventar o Bluetooth, tecnologia de comunicação sem fio que surgiu em 1998 e que se tornou imprescindível nos smartphones nas décadas seguintes. A empresa centenária, mesmo assim, não se estabeleceu como uma marca sólida no mercado de celulares. Em 2001, foi anunciada a formação de uma joint venture com a Sony, a Sony Ericsson, que durou até 2012, quando a japonesa comprou a participação da sueca, alegando que a Ericsson queria se concentrar no mercado global sem fio como um todo.

*Primeiro logotipo da empresa. Imagem: Ericsson/Reprodução.