Na última quarta-feira, 31, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou a portaria que autoriza o término do sinal em cinco regiões do País, que incluem as capitais Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS), e também as cidades paulistas de Franca e Ribeirão Preto. Com os novos municípios da portaria, cerca de 500 estão em processo de desligamento ou já o concluíram, totalizando 90 milhões de brasileiros com acesso à transmissão digital na TV aberta.

O desligamento completo do sinal analógico em Curitiba (PR) e em outros 26 municípios próximos aconteceu nesta quarta (31). Já nas outras quatro regiões, os desligamentos serão escalonados: Franca (SP) e outros e outros 24 municípios e em Ribeirão Preto (SP), além de mais 18 municípios próximos até 21/2; já Florianópolis e mais seis municípios da região, até 28/2; e, por fim, em Porto Alegre (RS) e mais 106 cidades gaúchas, até 14/3.

Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, 92% dos domicílios da cidade de São Luís (MA), estão digitalizados, de acordo com pesquisa realizada 90 dias antes da data do desligamento. O desligamento total nessa localidade será no dia 28 de março.

Banda larga

A liberação da faixa de frequência da TV aberta, de 700MHz, é algo que interessa às operadoras móveis. Com o desligamento do sinal analógico, esta radiofrequência será liberada para ampliar a velocidade e a capacidade da banda larga móvel 4G no País, além de permitir uma maior qualidade do serviço nos ambientes fechados.