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Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

O Facebook (Android, iOS) adicionou 16 milhões de usuários diários ativos (DAU, da sigla em inglês), no último trimestre de 2022, um aumento de 4% ano a ano. Com isso, a rede social atingiu a marca de 2 bilhões de DAUs, número que havia sido alcançado anteriormente apenas pelo WhatsApp (Android, iOS), no terceiro trimestre de 2022. Os resultados estão em seu balanço financeiro, divulgado nesta quarta-feira, 1º.

Na unidade de negócios Família de Apps, que reúne Facebook, Instagram (Android, iOS) e WhatsApp, o número de DAUs aumentou 5% ano a ano, para 2,96 bilhões. O motor de descoberta por inteligência artificial e o Reels, tanto no Instagram quanto no Facebook, são dois dos fatores que estão contribuindo para o engajamento nas plataformas da Meta, que registraram todas aumento no número de usuários ativos, no último trimestre. Aliado ao anúncio de corte em gastos, os resultados desta quarta-feira fizeram as ações da big tech subirem quase 20%, no dia.

“A IA generativa é uma nova área extremamente empolgante com tantas aplicações diferentes. E um dos meus objetivos para a Meta é desenvolver nossa pesquisa para nos tornarmos líderes em IA generativa”, disse o CEO Mark Zuckerberg, em conferência, nesta quarta-feira, acenando para outro caminho que a companhia pode seguir, em 2023.

A Meta registrou uma receita de US$ 32,2 bilhões, uma queda de 4%, comparado com os US$ 33,7 bilhões, do mesmo período do ano anterior – uma diminuição pelo quarto trimestre consecutivo. No acumulado de 2022, a receita caiu para US$ 116,6 bilhões, ante os US$ 117,9 bilhões, de 2021. A receita líquida da companhia também sofreu uma queda 54,8% no último trimestre de 2022, de US$ 10,3 bilhões para US$ 4,6 bilhões.

Gastos com o metaverso

A sua unidade de negócios Reality Labs, dedicada ao metaverso, registrou prejuízo operacional de US$ 4,3 bilhões, no quarto trimestre, totalizando US$ 13,7 bilhões, em 2022. “Ainda esperamos que as perdas do ano inteiro no Reality Labs aumentem em 2023”, disse Susan Li, CFO da Meta. “E vamos continuar a investir significativamente nesta área, dadas as oportunidades significativas de longo prazo que vemos.”

A receita com a unidade, que também inclui as vendas do headset Quest, foi de US$ 727 milhões no último trimestre e US$ 2,2 bilhões no ano inteiro, menos de 2% da receita total da empresa. Isso representa uma queda, em comparação com 2021, quando o acumulado anual foi de US$ 2,3 bilhões.

Corte de gastos

De acordo com Zuckerberg, o tema da gestão de 2023 da Meta é “Ano da Eficiência”. A companhia cortou sua perspectiva de custos para 2023 em US$ 5 bilhões, para uma faixa de US$ 89 bilhões a US$ 95 bilhões. A previsão com gastos de capital também diminuiu, e deve fechar entre US$ 30 bilhões e US$ 33 bilhões cortes na construção de data centers. A companhia tem previsão de atingir uma receita entre US$ 26 bilhões e US$ 28,5 bilhões, nos segundo trimestre.

“Seremos mais proativos sobre o corte de projetos que não estão funcionando ou podem não ser mais tão cruciais”, afirmou Zuckerberg. Ele explicou que o foco na eficiência é uma evolução da companhia, uma “mudança de fase”, já que antes seu lema era “mova rápido e quebre coisas”. O CEO disse que é muito difícil ser eficiente quando uma companhia cresce tão rápido quanto a Meta, nos últimos 18 anos, que viu sua base de usuários e receita crescerem anualmente.