O Spotify (Android, iOS) anunciou uma leva de demissões nesta segunda-feira, 23. Daniel EK, CEO do app de streaming de música, informou em um comunicado a todos os colaboradores, que os cortes representam 6% do total de funcionários. Segundo o site The Verge, o app de streaming de áudio tinha pouco mais de 9,8 mil funcionários em tempo integral em seu último relatório de ganhos, o que significa que as demissões de hoje afetam pouco menos de 600 funcionários.

Os funcionários afetados serão informados “nas próximas horas” e receberão uma média de cinco meses de indenização, período durante o qual a empresa continuará a cobrir seus custos de saúde.

Ek anunciou as demissões como parte de uma reestruturação organizacional, que visa aumentar a eficiência, reduzir custos e agilizar a tomada de decisões.

Entre as mudanças está o desligamento da chefe de negócios de conteúdo e publicidade, Dawn Ostroff, a quem Ek credita o aumento do conteúdo de podcast do Spotify em “40x”. A responsabilidade pelo conteúdo, publicidade e licenciamento agora recairá sobre o diretor de negócios Alex Norström.

Vale lembrar que, em sua última divulgação de resultados, o Spotify tinha 195 milhões de assinantes premium e 456 milhões de usuários ativos mensais.

Outros desligamentos

As demissões fazem do Spotify a mais recente empresa de tecnologia a cortar sua força de trabalho em meio a uma crise econômica global. O Google anunciou planos para cortar cerca de 12 mil empregos na semana passada, A Microsoft também fez o desligamento de 10 mil pessoas. Houve ainda demissões na Amazon (18 mil); Salesforce, que cortou 8 mil empregos, o equivalente a 10% de seus trabalhadores; e Meta, que, em novembro, dispensou 11 mil funcionários.