Pietro Labriola, CEO da TIM, durante o TIM Day

A TIM está estudando a criação de um fundo de investimento para startups que usem a rede de quinta geração (5G) de telefonia móvel, disse o seu CEO, Pietro Labriola, durante o evento TIM Day, nesta segunda-feira, 1. 

“Quando surgiram as primeiras lojas de aplicativos ninguém poderia imaginar o que viria dez anos depois”, comentou ele, dando a entender que a chegada do 5G pode significar também o nascimento de novos serviços e empresas que daqui a dez anos serão um grande sucesso. Não foram abertos mais detalhes sobre a ideia do fundo por enquanto.

Leilão

Labriola elogiou o formato não arrecadatório do leilão brasileiro de 5G e lembrou que se trata da maior venda de espectro da história do País. Ele confirmou que o interesse principal da operadora é pela faixa de 3,5 GHz e que estudará com cuidado a oportunidade em ondas milimétricas. E disse que não pretende comprar espectro em 2,3 GHz.

Por sua vez, o CTIO da TIM, Leo Capdeville, elogiou a decisão da Anatel de exigir a adoção do release 16 e de redes 5G standalone, que chamou de “5G puro”.